Aumento nas contas de energia foi pauta da reunião que aconteceu na tarde da última segunda-feira em Florianópolis
O ano de 2019 começou com contas mais altas e recordes quebrados por conta da demanda do uso de energia elétrica. Santa Catarina bateu o recorde de consumo três vezes durante essa temporada e reflete a grande onda de calor que assola o estado. Com o grande uso, a fatura assustou muitos gasparenses que procuraram por explicações no Celesc e no PROCON.
Por conta disso, nesta última segunda-feira, dia 28, ocorreu uma reunião no Ministério Público do Consumidor em Florianópolis. Visando ter um encontro preliminar para juntar a documentação e entender a situação. O PROCON de Gaspar, representando sua cadeira do Fórum Catarinense, juntamente com o de Blumenau e Florianópolis se reuniu com o Promotor de Justiça Eduardo Paladino. Outros representantes também compareceram a reunião.
A explicação para o aumento da conta, segundo a Celesc, foi o consumo de aparelhos elétricos durante esses meses de muito calor, como ar-condicionado. A orientação é para que o cidadão ligue para o 0800 ou vá até a Celesc de Gaspar para fazer o seu registro da reclamação. Após esse registro, uma avaliação deve ser feita na conta dos cidadãos que denunciaram e para assim verificar se o valor foi dobrado por conta do alto consumo ou ocorreu um erro.
Segundo a Superintendente da Coordenadoria Municipal do PROCON, Simone Carime Makki Voigt, caso o problema não seja resolvido o cidadão deve procurar o PROCON de sua região para fazer a reclamação. “Junto com a reclamação, o PROCON fará um Auto de Constatação e assim encaminhar para o Ministério Público para tomar as medidas adequadas”, comenta Simone.
Uma próxima reunião foi marcada para a próxima quinta-feira, dia 07, juntamente com o Diretor Geral da Celesc. Desde o início das atividades do PROCON de Gaspar já tiveram cerca de 60 reclamações por conta do aumento da conta de energia.
Simone também comenta com o perigo das notícias falsas nesses momentos. “Cuidar com as fake news na internet é essencial. Sempre devemos verificar a fonte da sua notícia quando procurar por alguma informação”. A Superintendente ainda destaca o apoio do poder executivo “Com apoio do Prefeito Kleber Wan-Dall, o Procon de Gaspar segue vigilante para defender os interesses do consumidor” finaliza.
Mais informações: Superintendente da Coordenaria Municipal do PROCON de Gaspar, Simone Carime Makki Voigt, 3331.6305.