Alunos do Macuco terão direito a transporte escolar gratuito

As escolas multisseriadas, aquelas onde alunos de diferentes idades compartilham a mesma sala de aula e professor mesmo estando em séries distintas, fazem parte de soluções para áreas onde não há grande concentração de população. Em Gaspar existem poucas escolas que ainda resistem a esse modelo, que não é o ideal. Por isso, a Secretaria de Educação está realizando ações visando a melhoria da qualidade do aprendizado destes alunos. Uma das medidas tomadas é abrir vagas em escolas regulares para que os alunos possam ter o aprendizado em um ambiente adequado, com aulas direcionadas as suas séries.

Assim, ainda no ano passado, foi realizada uma reunião com os moradores da localidade do Macuco para discutir o atendimento educacional às crianças e adolescentes da localidade. Com o apoio da maioria dos presentes, ficou definido que os alunos da escola multisseriada de ensino fundamental Augusto Schramm seriam transferidos para outras escolas, onde teriam um ensino condizente com a idade. Os alunos irão receber transporte gratuito, tanto para ir para a escola como para retornar à sua residência.

A secretária de educação Zilma Sansão Benevenutti explicou que a decisão foi principalmente pensando na qualidade de ensino das crianças “Na escola tinha apenas uma professora responsável por várias matérias, o que de certa forma acabava prejudicando o ensino das crianças”.

Entre os motivos que levaram a Prefeitura a adotar essa medida, além da melhora significava da qualidade do ensino, estão o alto custo para manter a escola aberta. Com baixo número de alunos matriculados, pouco mais de 10 estudantes, a estrutura administrativa se tornava cara, já que existia praticamente o mesmo número de funcionários comparados aos alunos.

A prefeitura seguirá acompanhando os estudantes e as famílias, e aqueles que apresentarem alguma dificuldade de ensino terá um acompanhamento diferenciado. A medida já entra em vigor neste mês.

Mais informações: Secretária de Educação, Zilma Mônica Sansão Benevenutti, 3331.1901.