Aconteceu hoje o 1° Grupo de Ostomizados de Gaspar

   Segundo o Ministério da Saúde, A ostomia, ou estomia de eliminação, é um procedimento cirúrgico realizado quando é preciso construir um novo trajeto para eliminar a urina e as fezes. Normalmente, é realizado depois de condições traumáticas ou patológicas (como por exemplo: perfurações acidentais no abdômen, doenças no intestino, no reto e na bexiga), que podem gerar necessidade de uma ostomia para a manutenção da vida.

 

   Hoje iniciou um novo projeto em Gaspar destinado aos ostomizados do município: 1° Grupo de Estudo sobre Ostomia. A enfermeira responsável pelos ostomizados, Cristiane C. de Almeida, conta que durante o ano de 2018 os pacientes foram sendo entrevistados avaliando a necessidade de cada um deles, e foi quando surgiu a ideia do Grupo.



   O objeto do grupo é assegurar ao paciente sua inserção na sociedade, assim como a educação permanente ao seu auto cuidado tornando-os mais independente possíveis. O primeiro encontro foi hoje e teve a presença do Rômulo Fabrício Notari da N&B Soluções em Pós Operatórios e a enfermeira SheyllaCaselato da empresa Coloplast. O evento foi sobre dicas e cuidados que os ostomizados devem ter e também os mitos e verdades sobre o procedimento.

 


  O Secretário de Saúde, Carlos Roberto Pereira diz que a Secretaria de Saúde contará com um cronograma anual que abordá diversos temas, dos quais, permitirá a continuidade do aprendizado a todos os ostomizados, de forma que todos sejam integrados.