Reunião envolvendo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo visa avaliar os trabalhos realizados em 2018

Na manhã da última segunda-feira, dia 11, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo juntamente com a SESCON e contadores da região realizaram uma reunião no auditório do Ditran para a avaliação dos trabalhos efetuados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo durante o ano de 2018.

Durante o encontro, foram apresentadas as formas usadas de atuação durante o ano anterior, em que o objetivo principal desde o início era a aproximação dos empresários e entidades.

Os maiores destaques foram tratados durante a reunião, dentre eles o retorno da Multifeira durante a EXPOGASPAR, os primeiros resultados ligados ao Turismo como o Natal de 2018 e a importante reativação do COMTUR, que já contribuiu inclusive com o desenvolvimento de um material sobre as Rotas de Turismo e Lazer. Vários desses eventos tiveram os empresários gasparenses como protagonistas com o seu apoio realizado.

No entanto, às ações de apoio e incentivo ao empreendedorismo, como a criação do Espaço do Empreendedor foram o principal foco da reunião. Capacitando e consultando os empresários em conjunto com o SEBRAE e o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, tendo como principal questão a desburocratização e a agilidade nos atendimentos e processos.

Gaspar, hoje, é vista como uma cidade que estimula o empreendedorismo graças a essas ações. Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, Celso de Oliveira, essa reunião destacou o que a secretaria tem de mais valoroso. “A iniciativa de nosso povo, na busca de novas oportunidades, com determinação e criatividade, são a propulsão de nossa economia”, resalta Oliveira.

Já para o Assessor de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Schnaider Pedrini, esse foi um modo de prestar as contas dos projetos e ações realizadas pela secretária. “Avaliamos as ações positivas e foram propostos alguns pontos que precisam de melhorias”, comenta Pedrini. Que também ressalta as ações com o objetivo de desburocratizar. “Elas resultam em cada vez mais agilidade aos processos de abertura de empresas”, complementa o assessor.

Muitos desafios ao longo do ano que se passou foram superados e novas oportunidades foram geradas. Como o Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL que é visto como uma ferramenta para consolidar essa boa forma de atuação, gerando a comunidade sendo de pertencimento e dando perenidade aos projetos.

No entanto, Pedrini frisa que essas conquistas não podem parar por aqui. “Essa reunião serviu para apresentar também um pouco das ações previstas como a elaboração do Plano Municipal de Turismo e a realização de um Seminário Internacional sobre Energias Renováveis e outros de extrema importância”, finaliza Pedrini.

Mais informações: Secretário de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, Celso de Oliveira, 3331.6386.