Programa Amanhecer iniciou nesta segunda (18)

O Programa Amanhecer, que foi lançado em outubro de 2018, tem como objetivo desenvolver medidas de prevenção e promoção a saúde, com foco na atenção para a gestante durante o pré-natal, assim como ao recém-nascido, vem colocando as suas metas em prática.

Hoje foi a primeira vez que as mamães já podem sair da Maternidade do Hospital de Gaspar com sua primeira consulta com o pediatra já agendada para o recém-nascido. Antes, a mãe tinha que procurar sua Unidade de Saúde para marcar o atendimento.

A enfermeira responsável pelo Programa Amanhecer Angela Dall-Agnol, verifica as informações a respeito dos dados do pré-natal e do parto, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento da gestação a procura de informações que possam demonstrar alterações no desenvolvimento do recém-nascido. Depois disso, a consulta é agendada com o pediatra na Policlínica de Gaspar, para os primeiros 15 dias de vida do bebê, que é o período ideal para reavaliar a criança. Caso haja necessidade, essa consulta é antecipada.

Todo recém-nascido que nascer no Hospital de Gaspar a partir de hoje, já sairá da Maternidade com sua consulta agendada com o pediatra. Para o médico responsável pelo Programa Amanhecer André de Souza, esse passo é importante para que possa ser feito uma triagem entre os recém-nascido, para saber que podem ser acompanhados pelo médico da saúde da família, e que aqueles que precisam de uma atenção especial do pediatra serão mantidos em acompanhamento no Programa Amanhecer, na Policlínica.

A Enfermeira Ângela fala que esse Programa é essencial pois é nesse momento que poderemos perceber a dificuldade das mães no cuidado com os recém-nascidos e também fortalecer as ações para estimular o aleitamento materno exclusivo. O Secretário de Saúde Carlos Roberto Pereira diz que mais um passo foi dado. Antes, as mães tinham que procurar a Unidade de Saúde para poder marcar a consulta com o pediatra, e agora terão essa atenção já na Maternidade do Hospital.

O Prefeito Kleber Wan-Dall comemora mais este avanço na saúde para os gasparenses. “É um investimento necessário para gerar melhor qualidade de vida, tranquilidade e conforto para os pais. Sabemos que é uma fase delicada e as consultas com pediatras são imprescindíveis, por isso oferecemos essa facilidade para agilizar o atendimento” explica.

Uma das mamães que já teve sua consulta marcada hoje, Djeniffer S. Deschamps diz que fica mais tranquila, pois a enfermeira lhe disse que qualquer dúvida ou problema é só ligar, “dependendo do que for, ela faz a orientação por telefone ou encaminha para o médico. Eu e minha família gostamos muito do primeiro atendimento”, finaliza.

Outra meta do programa que já acontece desde outubro de 2018, é que as gestantes já saem de sua consulta da Unidade de Saúde com a ultrassom do primeiro trimestre da gestação agendada.

Mais informações: Secretário de Saúde, Carlos Roberto Pereira, 3703.3718.