Pesquisadores do Reino Unido fazem visita técnica em Gaspar
Dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA afirmam que a pesca artesanal é um importante setor da pesca mundial para o desenvolvimento de tecnologias. Por conta disso, no último sábado, dia 9, pesquisadores do Reino Unido fizeram uma visita técnica no município.
O encontro aconteceu na propriedade dos produtores Ofélia Campigotto e Paulo Marangoni e tinha como objetivo conhecer o sistema de produção aquícola na região. A visita é parte do projeto coordenado pelos professores Ram Ramanathan e Yanging Duan da Universidade de Bedfordshine, no Reino Unido, e os professores Joaquim Valverde e Silma B. Valverde do Instituto Federal Catarinense de Camboriú.
Sendo uma parceria institucional entre a Universidade de Bedfordshine e o IFC, o projeto também teve apoio da Secretaria de Agricultura e Aquicultura e da Epagri e foi financiado em parte pela Fapesc juntamente com um fundo do Reino Unido.
Iniciando o encontro, os pesquisadores estrangeiros participaram de um workshop de Camboriú, para uma maior compreensão das questões que envolvem o assunto no estado. Após, eles visitaram a propriedade de produção de alevinos e outros produtores da região.
De cunho internacional, o projeto visa apoiar a sustentabilidade da pesca e aquicultura artesanal no estado de Santa Catarina. Esse tipo de prática se dedica a captura e criação de peixe em pequena escala e baixo uso de tecnologia.
Segundo a Presidente da Aquipar, Ofélia Campigotto, os pesquisadores conheceram a nossa realidade, os sistemas que o produtor catarinense usa, tamanho de produtos, mercado e as tecnologias empregadas. “A nossa intenção é fortalecer as pequenas propriedades de piscicultura com tecnologias acessíveis, e agora com esse diagnóstico entre os pesquisadores, do Reino Unido e do Brasil, novas tecnologias serão desenvolvidas”, explica a presidente.
Secretaria Municipal de Agricultura e Aquicultura, André Waltrick e/ou Engenheiro Agrônomo, Henrique da Silva Pires – 3332-2990