Lançamento do Festival de Emílias aconteceu nesta quinta-feira
No dia em que Monteiro Lobato completa 137 anos, a Diretoria de cultura do município de Gaspar lançou o Festival de Emílias. O lançamento ocorreu nesta manhã,18, na Biblioteca Dom Daniel Hostim e faz parte da programação da sétima edição do Festival Literário da Biblioteca pública. O lançamento também contou com um espetaculo da Turma do Sítio do Picapau Amarelo, apresentado por um grupo de crianças de Timbó.
O festival de Emílias é um resumo da obra de Monteiro Lobato e tem o objetivo de resgatar e inserir a obra de Monteiro Lobato na educação dos anos iniciais, e assim no final do ano realizar uma grande exposição dos trabalhos desenvolvidos durante o ano. O Festival recebeu o nome de Émilia, por ser um dos personagens mais marcantes do autor. Neida Beduschi, diretora de cultura lembra da importância do festival “É importante para desmitificar alguns personagens que foram construídas pela mídia de um jeito diferente que o autor escreve, principalmente a própria Emília”.
Os trabalhos serão desenvolvidos a partir da formação com os professores, em que serão traçadas diretrizes e regulamentos “Cada turma vai produzir um elemento da obra, que pode ser em forma de desenhos, artesanato , reconto das histórias e outras várias linguagens que tem foco na obra de Lobato” conta Lúcia Kistner Diretora da Biblioteca.
As atividades já iniciam em maio, no dia 27, com as formações e a partir de julho começam a elaboração de trabalhos com as crianças, para que em outubro aconteça a grande exposição. As ações vão se desenvolver nas escolas municipais, estaduais e privadas com crianças até o quinto ano.
A ideia é que o festival continue nos próximos anos “Este ano e ano que vem manteremos o Lobato mas queremos depois fazer isso com outros grandes autores da literatura infantil”, comenta Lúcia.