Ação Social entre representante de órgãos públicos foi às ruas em busca de soluções para as pessoas em situação de rua

   Na última quarta-feira, dia 17, a Secretaria da Assistência Social em parceria com outros órgãos do município realizou uma ação social em prol das pessoas em situação de rua. A equipe foi convidada pelo Secretário da Assistência Social Santiago Martin Navia e contou com a presença de representantes da Secretaria de Obras, Polícia Militar, Fiscalização, DITRAN e Defesa Civil.

 

  Foram listados inicialmente sete pontos onde há a permanência dos andarilhos. O primeiro local visitado foi o Trevo da Parolli. O objetivo foi fazer a abordagem dessas pessoas e orientá-las a buscarem ajuda. Foram feitas identificações e registro dos andarilhos por parte da PM, e com a equipe da Secretaria de Obras a avaliação das condições dos locais e solicitado recolhimento de entulhos e poda de árvores para melhor visualização dos espaços e fortalecimento da segurança.

 

  Em conversa com o Secretário Santiago, ele explica qual o procedimento realizado quando a cidade recebe uma nova pessoa em situação de rua. “É feito o cadastro pessoal e contatado ao município de origem. Também são orientados para caso eles queiram ser acolhidos numa comunidade terapêutica”.

 

  Outra situação que ocorre nesses locais, é a presença dos animais. Nesses casos geralmente o animal é levados junto a pessoa, ou populares da região acabam adotando eles. “O certo é recolher e destinar a alguma ONG de acolhimento animal, pois o andarilho acaba criando vínculo com o local por causa do animal e acabam sempre voltando às ruas”. Comenta o Cabo Talles.

 

  Após as visitas, a equipe reuniu-se novamente e foram apontadas as prioridades e firmado pontos de partida para que cada órgão possa ajudar de alguma forma na resolução da situação, como notificar os proprietários para a manutenção e limpeza de seus terrenos através da fiscalização.

 

  A ação se fez necessária mediante a crescente onda de pessoas em situação de rua e visa a melhoria na vida dessas pessoas e da segurança da comunidade, mas que com a contribuição desta grande equipe, pode ser idealizados grandes projetos.