10,47% do público alvo da vacinação contra gripe procurou as Unidades de Saúde no Dia D
A Secretaria Municipal de Saúde aplicou 1.650 doses de vacina contra a Influenza no último sábado, dia 4. Todas as salas de vacina do município atenderam das 8h às 17h para vacinação, disponibilizando a vacina tríplice que protege contra três tipos de vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Linhagem B/Victória.
Foram vacinadas 532 crianças, 24 gestantes, 2 puérperas (mulheres em até 45 dias pós-parto), 65 trabalhadores da saúde, 95 professores, 478 idosos, 382 pessoas com doenças crônicas, 72 outros (policiais civis,bombeiros, autistas), totalizando 1.650 pessoas. Desde o dia 10 de abril, que foi quando iniciou a Campanha Nacional, 57,20% das pessoas que fazem parte do grupo prioritário já procuraram a vacina.
Para o Secretário de Saúde Carlos Roberto Pereira, o Dia D vem para facilitar toda aquela população que não consegue comparecer as Unidades nos dias úteis de atendimento. “É muito importante que todos entendam que a melhor forma de prevenção a gripe é a vacinação”, finaliza.
A Diretora das Vigilâncias em Saúde Jicéli Petró, conta que desde o início da Campanha, no dia 10 de abril, das 14.000 pessoas que devem se vacinar, 8.418 já procurou a imunização, ou seja, 57,20% da população que faz parte do grupo prioritário já está imunizada. A meta que o Ministério da Saúde preconiza é 90% do público-alvo.
A Campanha acontece até o dia 31 de maio e as pessoas que devem procurar a vacina são: crianças maiores de 6 meses a 6 anos incompletos, gestantes, puerpéras (mulheres no pós-parto), maiores de 60 anos, pessoas com situações crônicas de saúde, professores, trabalhadores da saúde, indígenas, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.
As Salas de Vacina no nosso município são nas Unidades dos Bairros: Barracão, Santa Terezinha, Poço Grande, Sete de Setembro, Centro, Figueira, Gasparinho, Gaspar Grande, Bela Vista, Belchior, Margem Esquerda I e II e Coloninha. O horário é das 8h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Mais informações: 3703-3700 Secretaria de Saúde