Secretaria de Educação investe em capacitações para profissionais durante todo o mês de maio

    No mês de maio, a Secretaria de Educação promoveu várias formações com os professores e servidores da rede municipal de ensino. Diversos temas foram abordados atendendo tanto os anos iniciais, finais, educação infantil e educação para jovens e adultos. As formações ocorreram durante o mês inteiro. Na educação infantil todos os professores e servidores passaram por uma formação com a temática da educação especial. Os professores também tiveram uma formação específica para atuar com cada faixa etária das crianças nos CDIs.

   

   Também ocorreram parcerias com outras instituições para realizar as formações. Os professores de áreas específicas receberam orientações de profissionais do IFSC  referente à práticas da transdisciplinaridade para que as unidades escolares possam otimizar projetos que sejam coletivos. “Os professores de áreas específicas são, por exemplo, de geografia, artes, matemática entre outros. Assim, durante uma semana cada profissional dessas áreas recebeu a formação específica para a sua área”, explicou Cristiane Correa, diretora pedagógica da Secretaria de Educação. Já as escolas integrais Angelica Costa e Aninha Pamplona, estão participando de um projeto em conjunto com a Rede Internacional de Escolas Criativas, que desenvolve projetos envolvendo escola e comunidade. Assim, aconteceram as chamadas ecoformações, que orientou os professores sobre os projetos que podem ser desenvolvidos nas escolas. Foi realizado também um seminário em parceria com a Cruz Azul que abordou o tema famílias, Crianças e adolescentes diante das drogas. 

 

    O EJA também participou de formações com foco no perfil dos alunos da Educação de Jovens e adultos. Todos os professores dos anos iniciais, coordenadores, mediadores de leitura, bibliotecários, agentes de biblioteca e representantes de CDIs participaram também da formação Monteiro Lobato: Arte, ciência e filosofia. A formação faz parte da programação do Festival de emílias promovido pela diretoria de cultura.

 

     Os alunos de grêmios estudantis também participaram de orientações para estimular o protagonismo desses estudantes nas suas unidades de ensino. Além disso, professores e coordenadores das unidades de ensino  participaram de assessorias para a realização das mostras internas de trabalho e para a feira de matemática.

 

    As formações fazem parte da hora-atividade, que é um tempo destinado semanalmente para que o professor faça planejamento de trabalhos, estudo e também para as formações promovidas pela secretaria de Educação