Alunos de Florianópolis estudam Gaspar

Um grupo de aproximadamente 40 alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Catarinense, de Florianópolis, visitou ontem, 10 de maio, a cidade de Gaspar.


O Grupo de alunos deslocou-se da Capital até a cidade Coração do Vale, para conhecer a cidade, entender seu funcionamento e pesquisar a colonização alemã.


Os alunos, e os dois professores que os acompanharam, Maria Aparecida Lemos Heitich e Nelito José Kamers, foram recebidos no auditório da Prefeitura Municipal de Gaspar pela Secretária da Educação, Isaura Constantini Pereira e passaram a maior parte da manhã com os representantes de cada Secretaria e Departamentos Municipais.


Equipados com câmeras fotográficas, filmadoras, gravadores, papel e caneta, os alunos ouviram atentamente as explicações referentes ao Desenvolvimento e Planejamento da cidade, à Educação, à Cultura, ao Turismo, à Saúde, ao Desenvolvimento Social, ao Esporte, à Agricultura e ao Serviço de Água.


Cada secretaria e departamento falou um pouco sobre suas obrigações, funções, projetos e programas que possui, e ações conjuntas que realizam em parceria com outras secretarias e/ou entidades do município. Assim, os alunos aprenderam, também, um pouco sobre a parte organizacional da cidades. Mas a ênfase maior foi dada às localidades da cidade em que a influência alemã é maior, como no bairro Belchior Baixo e à Escola de Ensino Fundamental Estrada da Carolina, onde a professora precisa ensinar as crianças a falar português assim que ingressam na Escola.


Após as explanações, apresentação de vídeos e slides referentes à cidade e atividade de cada secretaria e departamento, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com os respectivos representantes de cada área. Aos alunos também foi entregue um kit contendo material informativo da cidade.


Encerradas as atividades na Prefeitura, a 2ª série do Ensino Médio do Colégio Catarinense, acompanhada pela Diretora Administrativa da Secretaria de Educação, Viviana dos Santos, seguiu para uma visita ao cartão postal da cidade, a Igreja Matriz São Pedro, e em seguida à empresa Bunge Alimentos onde, entre outras coisas, conheceram as ações da multinacional na área ambiental.


A visita dos alunos à cidade de Gaspar faz parte de um projeto realizado pelo Colégio Catarinense, em Florianópolis. A cada ano, os alunos das 7 turmas do 2º ano do Colégio trabalham, em sala, um tema diferente. Este ano, o tema escolhido foi: a importância das contribuições da colonização alemã em Santa Catarina na política, turismo e cultura. E para que o processo de pesquisa seja completo, cada turma visita uma cidade, pesquisa sobre o município e depois vai conhecê-lo presencialmente. “O objetivo do projeto é trabalhar o ensino-aprendizagem para além da sala de aula. Um projeto interdisciplinar como esse desenvolve competências que preparam para a vida”, explica o professor Nelito José Kamers.


Para otimizar os trabalhos, cada turma é dividida em 8 pequenos grupos e cada um destes se responsabiliza em trabalhar um determinado assunto referente à cidade que visitou. Ao término dos trabalhos, a turma fará uma apresentação única de todos os grupos para as outras turmas da 2ª Série, em um Seminário que acontece em agosto, durante a feira – aberta ao público – do Colégio Catarinense.


Ao fim da visita os alunos se mostraram bastante admirados com a cidade. “Ficamos bem satisfeitos com a visita, agradecemos o carinho e a atenção com que fomos recebidos. Estamos admirados com o nível do município e a quantidade de coisas que ele oferece. Com certeza pudemos aprender muito com tudo o que vimos aqui”, diz a aluna Tatiane Araújo Siqueira.