Estado envia vacinas insuficientes para atender público geral
Gaspar foi um dos poucos municípios da região que ultrapassou a meta de vacinação, contra o H1N1, estipulado pelo Ministério da Saúde. Com quase 92% do público alvo vacinado, a meta era 90%, o município fecha a campanha com mais de 13 mil doses aplicadas. Como o estado enviou apenas a quantidade estipulada para a campanha do público alvo, vacinação geral não será possível a menos que estado envie nova remessa.
A Secretaria de Saúde fez o levantamento logo após a finalização da campanha, que terminou na ultima sexta-feira (31), confirmando a superação da meta. O município ainda sondou se haveria nova remessa de vacinas para atender o público geral, o que foi negado pelo Estado. Dessa forma, as doses que ainda se encontram no estoque da Secretaria de Saúde serão destinadas e suficientes apenas para a segunda dose de crianças de seis meses a menores de seis anos que ainda estão no intervalo entre a vacinação.
As cidades onde a vacina foi liberada para toda população se dá ao fato de que a meta não foi cumprida, como Blumenau que atingiu 70% do público alvo.