Cadápio Escolar é aliado contra a obesidade infantil
O Departamento de Alimentação Escolar está com novidades em relação ao aperfeiçoamento do cardápio das escolas. A introdução de leite, alimento rico em cálcio, pelo menos uma vez por semana, e de mais frutas, entre outras modificações, garantem a qualidade da alimentação dos alunos.
Os cardápios foram reformulados em março, de acordo com reunião realizada com as merendeiras, e em abril passou pela aprovação do Conselho de Alimentação Escolar.
“A modificação dos cardápios foi necessária depois de percebido o aumento do sobrepeso e obesidade em 2005 entre os alunos de 1ª e 8ª série das escolas municipais”, explica a Nutricionista Daniela Wilke. Os problemas foram diagnosticados através da avaliação nutricional, feita a partir de dados coletados pelos professores de educação física. “O projeto de avaliação nutricional é realizado desde 2002 e no ano passado foi convidado a participar do 2º Encontro de Experiências Inovadoras e Gestão Eficiente da Merenda Escolar, em Brasília”, diz Diretora de Alimentação, Márcia Pontes.
Para a terceira edição do evento, o projeto inscrito foi o de “Introdução do Extrato de Soja nos CDIs”, que viabilizou a instalação da Cabra Mecânica – máquina que extrai o leite da soja %u2013 no CDI Tia Maria Eliza, de onde é distribuído o leite para os outros Centros. “O extrato de soja, mais conhecido como leite de soja, enriquece o cardápio dos CDIs, assim como a farinha de soja, utilizada em várias receitas elaboradas pelas próprias merendeiras”, assegura a nutricionista. O evento acontece em novembro, em Brasília.
Ainda para melhorar o cardápio das escolas e CDIs, a Secretaria de Educação e a Secretaria da Agricultura vêm promovendo encontros com zeladores para a introdução de hortas escolares nos Centros de Desenvolvimento. Até o final do ano, outros encontros serão promovidos para, por exemplo, aperfeiçoamento das práticas de receitas para complementar o cardápio.