CHEGADA DO INVERNO PODE AUMENTAR A OCORRÊNCIA DE MENINGITE

A Prefeitura Municipal de Gaspar, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, alerta a população sobre o contágio da Meningite. O principal pedido dos profissionais da saúde é que as pessoas evitem locais e aglomerados populacionais em ambientes fechados.


De acordo com informações da Secretaria de Saúde, no inverno há maior incidência de meningites bacterianas. Os surtos e epidemias são causados pela Meningite Menigogócica. Em 2005, foram notificados 13 casos de meningite em Gaspar, sete deles confirmados. “Estamos alertando a comunidade médica, os profissionais das Unidades e Programas de Saúde do Município, além de empresas e escolas para a intensificação do monitoramento dos sintomas e encaminhamento de casos suspeitos ao hospital e notificação imediata à Vigilância Epidemiológica”, explica a Diretora de Vigilância à Saúde, Elke Moser.


A transmissão da doença acontece através do contato direto entre as pessoas, por vias aéreas, como a fala, tosse, espirro ou beijo. Para evitar o contágio a Secretaria recomenda a manutenção da higiene corporal, conservar a casa limpa e ensolarada, principalmente os quartos, e evitar levar as crianças em lugares fechados e lotados, como também manter as salas de aula ventiladas.


A meningite bacteriana é uma doença perigosa, que atinge principalmente crianças, segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde. A meningite é a inflamação das Meninges, que são as membranas que envolvem e protegem o Sistema Nervoso Central.   Entre os sintomas estão febre alta, forte dor de cabeça, vômitos, dificuldade de abaixar a cabeça e, às vezes, manchas avermelhadas na pele. Para evitar seqüelas e até mesmo a morte, é necessário que o tratamento seja efetuado o quanto antes.