GOVERNO LIBERA FGTS PARA FAMÍLIAS PREJUDICADAS PELO TEMPORAL DE JANEIRO
As solicitações de liberação dos recursos do FGTS para auxiliar os moradores das casas atingidas pelo temporal que ocorreu na cidade em janeiro, que foram encaminhadas ao Governo Federal para análise, foram liberadas esta semana pelo Ministério da Integração, através da Caixa Econômica Federal.
Para receber o benefício, as famílias atingidas que tiveram prejuízos, danos e, na época, não se cadastraram na Defesa Civil para fazer parte da lista de beneficiados, tem prazo até o dia 11 de agosto para realizar o cadastro e ter o Fundo liberado.
%u201CReceberão o FGTS apenas as famílias que estiverem cadastradas na Defesa Civil, que é a responsável por encaminhar a solicitação e a documentação de todas as famílias cadastradas para a Caixa Econômica Federal%u201D, lembra o Diretor da Defesa Civil, Sérgio de Almeida. Que alerta: %u201CNão adianta procurar a Caixa Econômica Federal neste momento, pois a responsabilidade de cadastrar as famílias é da Defesa Civil. A caixa apenas recadastrará essas famílias de acordo com os dados apresentados pela Defesa%u201D.
Até o momento 250 famílias estão com o cadastro feito. De acordo com o Diretor Sérgio, este montante é apenas a metade do número de famílias atingidas que tem direito ao benefício.
Para que não haja erros ou injustiças a Defesa Civil deve vistoriar todas as residências que serão beneficiadas para comprovar se realmente os moradores necessitam da ajuda de custo.
Saiba mais – A forte chuva com rachadas de ventos de até 100 Km/h atingiu o Município de Gaspar em janeiro.
De acordo com informações da Defesa Civil cerca de 500 residências foram atingidas, três delas completamente destruídas. Ao todo 18 bairros sofreram danos, principalmente o Centro, Coloninha, Margem Esquerda, Gasparinho, Gaspar Grande, Bela Vista e Gaspar Mirim. Não houve perdas ou estragos significativos no setor de energia, comunicação, trânsito, agricultura e outros.
Na época, por Solicitação do Prefeito Adilson Schmitt, o Governo Estadual liberou, em caráter de urgência, recursos para auxiliar os 1.874 gasparenses afetados e cadastrados na Defesa Civil: 15 mil unidades de telhas francesas, seis mil unidades de eternit, 20 mil unidades de tijolos, 200 sacos de cimento, dois mil metros de sarado para telhas e 300 sacos de cal.