DEFESA CIVIL ADQUIRE EQUIPAMENTO DE MEDIÇÃO DE CHUVAS

Gaspar agora dispõe de dispositivo de prevenção também contra chuvas, enchurradas e enchentes. O novo pluviômetro adquirido pela Defesa Civil, em parceria com a Epagri, CIRAM e Linhas Círculo, foi instalado ontem (16/08) junto à régua de medição do nível do rio Itajaí-Açú, nas proximidades das Linhas Círculo.


O equipamento medirá a quantidade de chuva que cai em Gaspar ao longo dos dias e meses. A partir desses dados, a Defesa Civil poderá fazer uma média do quanto chove na cidade mensalmente e até anualmente. De posse dessas informações, o Diretor da Defesa Civil, Ségio Almeida, afirma que será mais fácil prever a incidência de chuvas em Gaspar, bem como tomar medidas preventivas antecipadamente em relação à possíveis enchentes ou temporais que destroem casas e deixam famílias desabrigadas. %u201C Tendo o cuidado de fazer as anotações toda vez que chover, no final de cada ano se saberá qual foi a precipitação e quais os meses ou períodos de chuvas mais freqüentes ou mais intensos. Assim, pela primeira vez em anos, pois Gaspar até então não dispunha do equipamento, poderemos otimizar os trabalhos de prevenção através de um planejamento correto e eficaz%u201D.

Confeccionado em chapa inoxidável, com área de captação de 400 cm 2 , a companhado por braçadeira para fixação e proveta (mm), o pluviômetro consiste em um reservatório no qual a chuva é recolhida, sob condições bem determinadas, e depois medida por meio de um cilindro graduado, que indica a quantidade em milímetros de chuva. Assim, a referência a uma chuva de 50 milímetros significa que se a água provinda dessa chuva permanecesse sobre o terreno (sem evaporar, escorrer ou se infiltrar), ela formaria uma camada de água com a espessura de 50 milímetros, ou seja, 5 centímetros. Para evitar que a captação do recipiente seja influenciada ou alterada por fatores não naturais, ele deve ser colocado em local bem afastado de obstáculos tais como árvores, telhados ou paredes.