GASPAR RECEBE A CHAMA DA PAZ
O Símbolo do Festival Mundial da Paz que será realizado em Florianópolis, de 1º a 6 de setembro, chega em Gaspar na quarta-feira, 23/08. A Chama da Paz, fogo simbólico aceso no dia 25 de julho, Dia Mundial da Paz, na reserva indígena %u201CTerras de Xapecó%u201D, no município de Ipuaçu, no Oeste do Estado, está percorrendo todo o território catarinense desde o dia 09 de agosto. A Chama deve chegar na noite do dia 31 de agosto em Florianópolis.
A passagem da Chama da Paz por Gaspar terá a marca da hospitalidade. Além das atrações culturais, também participam do evento as escolas da rede municipal, estadual e particular que farão uma manifestação pela paz mundial. A previsão é que o fogo simbólico seja entregue às 13h30, no limite com o município de Ilhota. De lá a Chama será conduzida por uma comitiva do Clube Alvorada até a Praça Getúlio Vargas, onde acontecerão as apresentações e manifestação. O Festival Mundial da Paz tem como objetivo congregar pessoas para partilhar e desenvolver a cultura da paz, atento à sabedoria de Mahatma Gandhi: %u201CNão há caminho para a paz. A paz é o caminho%u201D.
Em seguida a Chama da Paz segue para Blumenau, onde será recepcionada por representantes dos nove municípios que integram a Secretaria Regional %u2013 Blumenau, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dois Cedros, Rodeio e Timbó. A marcha de 23 dias da Chama já passou pelos municípios de Dionísio Cerqueira e São Miguel do Oeste, Palmitos e Maravilha. O roteiro segue em São Lourenço do Oeste e Chapecó, Xanxerê e Concórdia, Joaçaba e Campos Novos, Videira e Caçador, Canoinhas e Mafra, Joinville e Jaraguá do Sul, Itajaí e Blumenau, Ibirama e Rio do Sul, Ituporanga e Curitibanos, Lages e São Joaquim, Araranguá e Criciúma, Tubarão e Laguna, e Brusque. Na Capital, a Chama da Paz acenderá, no dia 1º de setembro, a Pira da Paz, localizada na Avenida Beira Mar Norte.
O Festival Mundial da Paz é uma promoção da Universidade da Paz %u2013 Campus Ilha de Santa Catarina, e conta com o apoio do Governo de Estado. O evento vai reunir mais de 15 mil pessoas, de 230 países, numa grande vigília pela paz mundial. Durante o evento, serão realizadas mostras de arte, cinema, fotografia, cultura indígena, artesanato e cultura étnica; práticas de tai chi chuan, yoga, aikido, capoeira, meditação e caminhada; atividades como danças circulares, jogos cooperativos e biodanza; workshops; oficinas de artes, bandeiras e de pães; Tenda da Cura Medicina de todos os povos.
Quem tiver interesse em participar do Festival Mundial da Paz pode inscrever-se através do site www.festivalmundialdapaz.org, ou pelos telefenoes (48) 3225.6484 %u2013 3322.2805.