MAPEAMENTO AÉREO ATUALIZA CADASTRO ATÉ DE ZONA RURAL
Com o objetivo de construir o mapa de Gaspar com base em fotografias aéreas da cidade é que está se realizando o levantamento aerofotogramétrico, ou seja, o mapeamento da cidade por meio de fotos em escala, e digitalização dos dados.
A iniciativa é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, e é parte integrante da concepção do Plano Diretor. O mapeamento aéreo efetuado pela Agritec, empresa de Curitiba (PR) contratada através de licitação, responsável pelo levantamento, está trabalhando na coleta fotográfica desde o início desta semana.
O novo levantamento pretende tornar mais eficaz o processo de gestão do município. %u201CO cadastro aéreo da cidade deve ser realizado a cada cinco anos. O último que temos é do ano de 2001 e somente do perímetro urbano da cidade. Sabemos que de lá para cá muita coisa mudou, por isso optamos por um novo estudo dos contornos da cidade, incluindo agora a área rural da , que até então não possuía registro aéreos%u201D, explica o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Maurílio Schmitt.
O mapeamento, além de atualizar as imagens aéreas urbanas e rurais, também atualizará o cadastro multifinalitário e o geoprocessamento, fará o reconhecimento e controle territorial e trará avanços para todas as áreas de administração da cidade, facilitando desde o cálculo correto de impostos como o IPTU até apoio aos sistemas de zoneamento, trânsito e administração dos bairros, por exemplo. %u201CO levantamento que está sendo feito servirá como instrumento de estudo e planejamento para todas as secretarias. Por meio dele, podem ser identificados os mananciais, as áreas de preservação da mata atlântica, planejar a elaboração de novas linhas de ônibus, ampliação de escolas, recolhimento de lixo, e afins%u201D, informa o Secretário.
Maurílio explica ainda que hoje existem duas formas de se obter imagens deste tipo do município: ou se compra as imagens feitas por satélites ou se faz o levantamento com o apoio de aeronave e equipamento fotográfico, que é mais preciso, detalhado e apresenta imagens em melhor resolução, feitas somente quando as condições climáticas são as melhores possíveis, para que não haja interferência nas imagens.
Financiado com recursos da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (BADESC), com contrapartida do município, os trabalhos aéreos devem ser concluídos dentro de 90 dias. Na etapa inicial, aviões sobrevoam a cidade realizando o levantamento aerofotogramétrico. As imagens geradas por eles serão decodificadas para a construção de um mapa digital da cidade, em diferentes escalas: uma geral, uma abrangendo todo o município, e outra mais detalhada, abrangendo toda a área urbanizada. O resultado final será analisado pelo Engenheiro Agrimensor da Universidade Federal de Santa Catarina, Carlos Loch, que avaliará o resultado e dará consultoria sobre quando iniciar o processo de cadastro.