VIGILÂNCIA SANITÁRIA ALERTA SOBRE TRATAMENTO DE DEJETOS HUMANOS
A Vigilância à Saúde, através da Vigilância Sanitária, preocupada em contribuir com a preservação do meio ambiente, está desenvolvendo um trabalho de conscientização, divulgação e orientação junto à população sobre o uso de material correto no sistema de tratamento de dejetos humanos, a fossa e o filtro.
O principal público que o trabalho procura atingir são as pessoas que ainda pretendem construir suas residências ou estabelecimentos. Estas, bem como a população em geral, receberão da Vigilância à Saúde, um folder explicativo sobre como instalar corretamente o sistema fossa/filtro. %u201CA medida servirá para que todas as pessoas saibam e ajudem a orientar o seu amigo, o seu vizinho ou conhecido e principalmente os pedreiros e mestres de obras%u201D, informa a Diretora da Vigilância à Saúde, Elke Moser.
Paralelamente ao trabalho de orientação, o técnico da Vigilância Sanitária, Antônio Maurício, está visitando e intimando os revendedores e fabricantes de fossa e filtro a se adequarem às normas que regem o tamanho correto das peças. %u201CO tamanho da fossa e do filtro a serem usados depende do número de pessoas que habitarão o local a ser construído%u201D, esclarece o técnico.
A Vigilância à Saúde intensificou as atividades nesta área devido à preocupação com a utilização de material incorreto. De acordo com a Diretora da Vigilância, Elke Moser, como o sistema é subterrâneo, as pessoas irão perceber o prejuízo conquistado na utilização de material inadequado quando ocorrer algum problema de infiltração, entupimento, mau cheiro ou desmoronamento. %u201CIsso pode levar algum tempo para acontecer, e quando o problema aparecer, muitos dejetos já foram infiltrados na terra, ocasionando poluição em lençóis freáticos, mananciais, e afins, sem contar que o prejuízo material pode ser grande%u201D, alerta Elke.
Para evitar futuros transtornos a Diretora aconselha as pessoas a seguir as determinações do engenheiro que fizer a planta da casa, %u201Cporque ele sabe as medidas, a localização e a instalação correta que a fossa séptica e o filtro anaeróbico devem ter. Temos que nos conscientizar que o problema é de todos, porque o esgoto que cada um gera, volta para o mesmo lugar de onde vem a água que todos consumimos%u201D.