PREFEITO SANCIONA LEI QUE CRIA CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO

Em meio à tantas comemorações pelo seu dia, celebrado no dia 27 deste mês, os idosos de Gaspar tem mais um motivo para festejar. A Câmara de Vereadores de Gaspar aprovou a Lei Nº 2.792 que cria o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Gaspar (CMDIG).


A solicitação para a criação do Conselho partiu da Secretaria de Desenvolvimento Social de Gaspar, que já possui um departamento próprio para cuidar da política municipal do idoso, a Assessoria da Melhor Idade, mas não um órgão colegiado ligado à área. %u201CO CMDIG tem como finalidade assegurar os direitos do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade%u201D, informa o Prefeito do Município, Adilson Schmitt.


Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, O CMDIG terá a responsabilidade de c oordenar, controlar, fiscalizar, estabelecer as diretrizes e definir a Política Municipal dos Direitos do Idoso no Município de Gaspar. Será composto por 10 representantes de órgãos e entidades públicas e organizações não governamentais do município, ligadas à defesa ou atendimento ao idoso, além dos suplentes. Todos terão mandato de 2 anos. %u201CEstamos esperando encerrar as comemorações do mês do idoso para começarmos a estruturar o Conselho e depois definirmos o regimento interno%u201D, explica o Assessor para Assunto da Terceira Idade, Rui Zimmermann, que também responde temporariamente como presidente do Conselho, até que seja escolhida a Diretoria do CMDIG.


A sanção da lei que cria o Conselho foi feita pelo Prefeito Municipal, Adilson Schmitt, ainda no início deste mês, quando também começaram as festividades do Mês do Idoso, promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Assessoria de Assuntos para a Terceira Idade.