PASSEIO DEMONSTRA DESCASO DA COMUNIDADE COM RIO QUE ABASTECE O MUNICÍPIO
O passeio de náutico que aconteceu no último domingo, 24/09, rio Itajaí com a finalidade de coletar o lixo das margens, em alusão à oitava edição da Semana da Água, comemorada de 20 a 28/09, uniu forças sobre a limpeza do rio, mas infelizmente não obteve saldos muito positivos.
Promovido pela Prefeitura Municipal de Gaspar, através do Departamento de Meio Ambiente e Defesa Civil, o passeio teve início nos fundos da empresa SAS Movimentação, no bairro Figueira, e chegada na Sociedade Alvorada, no centro da cidade. Nesse trajeto os participantes coletaram das margens desde objetos como garrafas pet até uma pia inox, uma bicicleta, um sofá, pneu de bicicleta e de carro, inclusive com aro, um ventilador, entre outros artigos.
O Diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura, Diego Moser, acredita que essa falta de cuidado com o rio se deve ao descaso dos próprios moradores das margens dos rios, que o utilizam para se desfazer daquilo que não querem mais. %u201CParte desse material coletado e por nós encontrado, é jogado no rio ao invés de ir para o lixo correto e parte chega até aqui trazidos pela correnteza até dos ribeirões que deságua no rio%u201D, lamenta.
Ainda assim, Diego acredita que há pontos positivos para se salientar e até comemorar. %u201CO primeiro passeio foi realizado em 1999 e de lá para cá pudemos perceber que a quantidade do lixo despejado no rio diminuiu e a recuperação da mata ciliar aumentou consideravelmente. Espero que esse trabalho de conscientização que fizemos sobre a importância da água fomente esse processo de recuperação e mostre que o rio pode servir, sim, de área de lazer e não somente de depósito como pensam alguns%u201D, completa.
O evento foi fotografado pelos participantes. As fotos serão expostas no Sábado na Praça, em outubro.