Atende Fácil realiza mais de 63 mil atendimentos no primeiro ano de funcionamento
Com um espaço novo e moderno, o Atende Fácil foi inaugurado há um ano para atender à comunidade de forma centralizada. Neste período foram realizados, somente na sede, 63.659, no Hall da Prefeitura de Gaspar. O Atende Fácil foi inaugurado no dia 16 de maio de 2018, e tem deixado mais prático para o cidadão gasparense realizar os atendimentos necessários, sem fazer grandes deslocamentos.
Com 11.484 atendimentos, o Sine foi o serviço único mais procurado no último ano. A alta demanda se deve pelo encaminhamento do seguro desemprego e da procura por emprego. Já o Setor de Identificação confeccionou cerca de 5.621 carteiras de identidade, incluindo primeira e segunda via. Carteira de Trabalho, Junta Militar e a retirada desses documentos somaram 9.844 serviços realizados. Há também, as identidades feitas em eventos promovidos pela prefeitura como o Comunidade em Ação.
O Procon realizou 4.970 atendimentos ao cidadão, sendo em sua maioria assuntos financeiros ligados a bancos, consignados, referentes a telefonias, internet e TV a cabo e serviços essenciais como luz e água para o cidadão. Segundo Thiago Fellipe Zardo Machado, Superintendente do Procon de Gaspar, os serviços vem aumentando dia após dia. “Foram mais de 400 atendimentos por mês nesse primeiro ano de Atende Fácil, e pela atual demanda, acreditamos que os serviços realizados estão em elevação”, comenta o superintendente.
No Ditran foram mais de 9.700 atendimentos. O Samae, que tem sua sede no bairro Santa Terezinha, realizou outros 3.493 atendimentos. Serviços como Planejamento, Tributação e a Retirada da 2ª via do IPTU somaram 18.378 assistências. No Atende Fácil online foram 191 manifestações realizadas, sendo que 120 delas já foram respondidas e finalizadas e outras 64 estão em andamento.
Para Roberto Pereira, Secretário da Fazenda e Gestão Administrativa, o Atende Fácil rendeu muitos elogios por sua comodidade e bom serviço. “A população começou a ficar mais esclarecida e buscar mais pelos serviços que se tornaram mais práticos estando em um único local”, comenta. Ele também ressalta que muitas vezes um único contribuinte faz mais de um atendimento no mesmo dia, fazendo o número de serviços realizados triplicarem.
Desempregada desde janeiro, Rosinete dos Santos, de 27 anos, é do Pará e mora em Gaspar há um pouco mais de um ano e estava a espera de realizar seu atendimento no Sine. “É a minha segunda vez realizando o atendimento e eu achei muito fácil, as informações vieram rápidas”, ela comenta. Rosinete, que nasceu no Pará e decidiu vim para o Sul à procura de oportunidades, diz estar esperançosa. “Em comparação a minha antiga cidade as coisas aqui em Gaspar são bem mais encaminhadas, e a resposta bem mais rápida. Mas mesmo se demorasse, por um emprego com carteira assinada vale a pena”.
Mais informações: Secretário de Fazenda e Gestão Administrativa, Roberto Pereira, 3331.6300.