PREFEITURA QUER QUALIFICAR CRIAÇÃO DE PEIXES EM GASPAR

O Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) de Itajaí será palco, na próxima semana, de mais um encontro direcionado aos criadores de peixes da região. O Centro sediará, ineditamente este ano, o 1º Encontro Regional de Pesque-Pagues, promovido pela EPAGRI, com o apoio da Prefeitura Municipal de Gaspar e demais prefeituras da região, Governo do Estado, através das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Brusque e Blumenau, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (Fundagro) e MB2.


De acordo com os organizadores, o objetivo do Encontro é discutir a atividade de pesque-pagues na região, sua estrutura, cadeia produtiva, perspectivas, organização, necessidades e as dificuldades encontradas pelo segmento, responsável por parte da geração de empregos e renda, e pelo desenvolvimento do turismo.


O Encontro está marcado para acontecer no dia 14 de novembro, véspera de feriado, a partir das 9h, período em que os pesquisadores das Estações Experimentais do Estado realizarão um ciclo de palestras pertinentes à piscicultura. O primeiro a usar a palavra será o anfitrião Henrique B. Appel (Epagri/Itajaí), que abordará o %u201CCusto de Produção de Tilápias com Arraçoamento%u201D. Na seqüência falará Ditmar Zimath (Epagri/Navegantes), sobre as %u201CLinhas de Crédito para Piscicultura e Pesque-Pague%u201D e, após um breve intervalo, Voltaire Mesquita César (Epagri/Florianópolis) discorrerá sobre a %u201COrganização da Cadeia Produtiva dos Pesque-Pagues%u201D. À tarde o técnico da Estação de Florianópolis encerra as atividades com o tema: %u201CCenário da Atividade de Pesque-Pague e Perspectivas da Atividade%u201D.


Os interessados em participar desta primeira edição do Encontro Regional de Pesque-Pagues podem fazer sua inscrição até o dia 10/11. Será cobrada uma taxa de R$ 10,00 por inscrição e o participante terá direito a almoço e lanches. Uma via da inscrição deverá ser encaminhada ao Campo Experimental de Piscicultura de Camboriú (CEPC) e a outro deverá ser apresentada pelo inscrito aos organizadores no dia do evento.


Atualmente Gaspar conta com 15 pesque-pagues atuantes no município, que produzem e comercializam mais de 200 toneladas de peixe por ano, e recebem mais de 30 mil pessoas em seus estabelecimentos. Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, e Epagri, Gaspar pretende organizar e unir os donos de pesque-pagues, e os produtores, para produzir um peixe de qualidade e qualificar cada vez mais os empreendimentos. Para isso, a Secretaria estará organizando o transporte dos inscritos de Gaspar até a Estação Experimental de Itajaí. Maiores informações podem ser adquiridas junto à Secretaria Municipal de Agricultura de Gaspar, com Henrique ou Josi, pelo telefone (47) 3332 2990 ou com o CEPC, pelo telefone (47) 3365-1319.