PREFEITURA ADQUIRE DESFIBRILADOR PARA CORPO DE BOMBEIROS
Agora os cidadãos gasparenses possuem mais um aliado a favor da saúde. A Prefeitura Municipal adquiriu na última terça-feira, 28/11, um desfibrilador externo automático que servirá às ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros de Gaspar.
Na aquisição do aparelho a Administração Municipal investiu R$ 8.160,00, provenientes do Fundo Municipal de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (Fumrebompom). A empresa responsável por fornecer o equipamento, que deve chegar nas próximos dias, é a Rijomtec Indústria e Comércio LTDA., com sede em São José (SC).
O desfibrilador é normalmente utilizado para restabelecer o ritmo cardíaco decorrente em uma parada cardiorrespiratória e circulatória. Com o desfibrilador externo automático é possível desfibrilar uma vítima de parada cárdio respiratória ainda no local da emergência e ganhar tempo para conduzir a vítima para um hospital, aumentando significativamente as chances de sobrevivência dessas vítimas. Para o Prefeito Municipal, Adilson Schmitt, a aquisição é mais que uma conquista. %u201CÉ uma satisfação poder contribuir com a saúde de nosso município através de mais essa ação. É para cumprir o objetivo de servir às necessidades dos cidadãos que temos trabalhado durante nosso governo. E felizmente temos conseguido contribuir normalmente com o município, desenvolvendo qualitativamente o trabalho que ainda temos para executar%u201D, afirma Adilson.
O aparelho é equipado com onda bifásica e display de cristal líquido incorporado no próprio gabinete. Possui mensagem e comando por texto e voz em português, cartão de memória interna e tempo de carga menor que dez segundos. Realiza uma execução mínima de 600 choques, pesa menos de 3,5kg e pode ser conectado a um microcomputador através de infravermelho para transferência de dados, além de permitir o uso de eletrodos adultos e pediátricos abaixo de 8 anos. O equipamento é registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).