CARNAVAL É PALCO PARA CONSCIENTIZAÇÃO

Desde a última segunda-feira, a Prefeitura Municipal de Gaspar está promovendo nas unidades de saúde da cidade a campanha de carnaval "Com esta roupa eu vou!", cujo objetivo é conscientizar a população sobre os riscos de contaminação de doenças sexualmente transmissíveis, HIV e AIDS. Para isso, dez mil preservativos e folders serão distribuídos pelos profissionais da saúde. Além dos informativos, a população vai receber um kit, composto por preservativos e um leque, com a frase alusiva à campanha.

A Coordenadora do Programa DST/HIV/AIDS de Gaspar, Ivonete dos Santos, alerta para o contágio das doenças: "Constantemente recebemos pacientes novos que iniciam o programa", revela. A demanda de portadores do vírus HIV, segundo ela, aumentou nos últimos anos. Em 2006, era 178 o número de casos registrados. Neste início de ano, mais quatro já foram confirmados. Do número total, cinco são jovens gestantes. "Gaspar hoje possui uma demanda de portadores muito jovem, que fica na faixa dos 25 aos 30 anos. Além disso, a grande maioria contraiu a doença através de relações sexuais", detalha a Coordenadora.

Todo o atendimento realizado aos portadores é efetuado gratuitamente na rede pública, "com consulta livre (sem precisar marcar horário); doação de medicamentos e de preservativos e atendimento psicológico", acrescenta a Coordenadora. Para isso, a Secretaria de Saúde mantém à disposição dos portadores uma equipe multidisciplinar, composta por um Infectologista, uma Enfermeira, um Auxiliar de Enfermagem e uma Psicóloga.