Secretaria de obras atende ao todo mais de 20 reais somente em abril

A Secretaria Municipal de Obras informa à população Gasparense que neste mês de abril e no início de maio está trabalhando em caráter emergencial nos bairros, solucionando os problemas mais críticos e que posteriormente, assim que possível, retornará à força tarefa restabelecendo os trabalhos planejados no início do ano pelo então Secretário Jorge Nesi.

Acrescentamos que a troca de Secretário em nada prejudicou o trabalho da Secretaria. A questão é que o município de Gaspar detém mais de mais de 800 km de estradas de chão, causadoras de transtornos como a poeira quando falta chuva e lama e buracos quando chove.

Mediante este impasse a Secretaria atua dentro das possibilidades, à medida que para atender a todas as reivindicações da população, que são muitas, e dar solução a todos os problemas que constata, é preciso definir prioridades.

Inclusive porque para atender toda a demanda do município, o maquinário disponível é insuficiente e não há recursos para adquirir novos equipamentos devido os elevados custos. Além disso, pela constante e intermitente utilização no atendimento à população, parte do maquinário acaba sendo danificado e se torna necessário a manutenção e reparos. Para isso, há a necessidade processo licitatório para a contratação dos serviços, um tramite burocrático que demanda tempo e acaba forçando a paralisação do maquinário.

Em outra frente, para que os serviços, como a substituição de pontes e tubulação, sejam efetuados de maneira qualificada e durável, é preciso adquirir novo material de trabalho, o que também demanda processo licitatório e, conseqüentemente, despesas. E desde março a Prefeitura Municipal de Gaspar trabalha com contenção de gastos, ou seja, somente com os recursos disponíveis.

Ainda assim, desde o início do mês a Secretaria de Transporte e Obras atua com seus serviços em todos os bairros do Município. De 04 a 09 de abril a Secretaria esteve consertando o calçamento, patrolando e macadamizando ruas dos bairros Centro, Santa Terezinha e Coloninha; de 02 a 13, esteve realizando os mesmos serviços nos bairros Águas Negras, Figueira e Bela Vista; 02 e 03 foi a vez dos bairros Óleo Grande, Barracão e Bateias serem atendidos. De 04 a 11, a patrola esteve atendendo os bairros Gaspar Grande, Gaspar Alto e Coral de Minas; no dia 12 os bairros Macuco, Poço Grande e Ribeirão da Canas receberam a patrola; de 09 a 13, quatro cargas de macadame foram utilizadas na solução dos problemas nos bairros Gasparinho e Gaspar Mirim; nos dias 09, 10, 13 e 16 os bairros Belchior Baixo,  Belchior Central e Belchior Alto receberam a equipe da Prefeitura; e no mesmo período os bairros Margem Esquerda e Lagoa tiveram os problemas sanados.

"Como Gaspar é um município de grande extensão territorial, muitas vezes quando a Secretaria está atuando em um bairro, começam a surgir problemas em outro que já foi atendido, causados principalmente pelas intempéries do tempo. Assim, até finalizarmos aquele em que estamos trabalhando, ocorre uma certa demora em retornamos no anterior, e é aí que surgem os problemas. Muitas vezes no decurso desse tempo surgem outras situações emergenciais que não podemos deixar de atender, e o trabalho que está sendo executado acaba tendo que ser interrompido. A questão é delicada, mas agradecemos a compreensão da população e ressaltamos que na medida do possível todos serão atendidos", finaliza o Secretário de Transporte e Obras, Nicésio Morastoni.