Ação na praça marca dia de prevenção à pressão arterial
Para alertar a população sobre os perigos e a prevenção da Hipertensão Arterial, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Gaspar estará organizando uma série de atividades no dia 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, coordenadas pelo Programa Agentes Comunitários de Saúde e Equipes de Saúde da Família.
Para o dia 26, quinta-feira, está programado na Praça Getúlio Vargas, em frente à Prefeitura, a ação "Previna: Abuse da Saúde", que deve durar toda a manhã com atividades como verificação da pressão arterial, cálculo Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações quanto a saúde, alimentação, atividades físicas, hipertensão e diabetes, cadastro no sistema HiperDia, cadastro de carteirinha para controle de pressão, entrega de material didático, entre outros.
A Secretária de Saúde, Márcia Sganzerla, informa que todas as equipes estarão empenhadas a intensificar as ações no dia 26 de abril de 2007 e que cada cidadão pode medir periodicamente sua pressão na Unidade de Saúde mais próximo de sua residência.
A hipertensão arterial ou "pressão alta" caracteriza-se pela elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (140/90mHg). Esta elevação anormal pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano, tais como cérebro, coração, rins e olhos.
Pessoas que têm familiares com pressão arterial elevada têm maior chance de serem hipertensas. A pressão alta ocorre na maioria dos casos em pessoas acima de 35 anos. O risco aumenta com a idade e a ingestão excessiva de sal, que predispõe ao aumento da pressão arterial.
As pessoas com excesso de peso são as que têm maior probabilidade de desenvolver a hipertensão. "Procure saber qual é seu peso normal em relação a sua idade, altura e sexo e, se você estiver acima deste peso, consulte seu médico sobre um programa de exercícios e dieta adequado para uma perda gradual de peso. Quando a pessoa mantém exercícios regulares seu coração mantém um suporte sanguíneo mais ampliando, diminuindo assim, os riscos de infate agudo do miocárdio", aconselha a Secretária de Saúde, Márcia Sganzerla.
A maioria das pessoas portadoras de hipertensão não têm sintomas, por isso ela é chamada de "doença silenciosa". Quem tem pressão alta precisa prestar atenção a alguns cuidados simples que podem prevenir e controlar a doença: controlar periodicamente a pressão arterial; deixar de fumar; minimizar o uso de álcool; manter o peso ideal; fazer exercícios físicos sob orientação médica; evitar alimentos ricos em gorduras e diminuir o sal nos alimentos.