Secretaria define primeiras ações para elaboração do Plano Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Gaspar começou a traçar as primeiras linhas do Plano Municipal de Educação, que vai definir os rumos e metas educacionais para os próximos dez anos. Na segunda-feira, 23, foi realizada a primeira reunião com os vários segmentos da sociedade, que terá uma ampla importância durante a elaboração e execução do Plano.

O Plano Municipal de Educação definirá os parâmetros curriculares municipais para unificar e qualificar o sistema de ensino de Gaspar. Para alcançar o objetivo, serão realizadas oficinas, fóruns, e organizadas comissões integradas por representantes dos mais diversificados setores do município. "Através dessa ação conjunta queremos identificar qual a necessidade educacional do município, qual é a formação que um aluno precisa alcançar no seu processo de aprendizagem", explica a Secretária de Educação, Elke Moser.

A Presidente do Conselho Municipal de Educação (Comed), explica que o Plano de Educação de Gaspar não servirá de parâmetro apenas para a rede municipal de ensino, mas sim para toda a rede de ensino da cidade, inclusive particular e estadual. "A única coisa que a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação estão fazendo é coordenar os trabalhos", enfatiza.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, desde a aprovação do Plano Nacional de Educação em janeiro de 2001, os estados e municípios foram desafiados a construir planos individuais (Estadual e Municipal) de educação, com o objetivo de padronizar a aprendizagem de acordo com as necessidades de cada região. Em Santa Catarina, mais de 60% dos municípios não tem um Plano estabelecido.

Constarão do plano todas as informações referentes à história do município, turismo, economia, esporte, lazer, educação infantil, fundamental, profissionalizante e afins, que fazem parte da vida de qualquer cidadão e estão presentes de forma direta ou indireta na vida de cada cidadão. Para traçar esse quadro, estão sendo formadas comissões que ficarão responsáveis por coordenar e definir as metas de cada área, que comporão a redação final do Plano Municipal de Ensino.

De acordo com a Presidente do Comed, a intenção é de que até o final do ano todas as comissões estejam legalmente formadas e que no máximo em três anos o Plano esteja de fato concluído. A próxima reunião para definir as próximas ações está marcada para o dia 14 de maio.

O desenvolvimento de um plano de educação servirá aos municípios mais ou menos nos moldes do Plano Diretor. Norteará ações e tornará a captação de recursos do Governo Federal, via Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), possa ocorrer de maneira mais efetiva.