Administração aluga espaço do hospital para implantar PA

Desde março, após liminar judicial determinando o fechamento do Pronto Atendimento Municipal, a Administração Municipal e Secretaria Municipal de Saúde unem forças na busca por soluções para que a população gasparense não fique sem auxílio médico.

Um grande avanço nesse sentido foi dado na manhã de hoje, quando o Prefeito Municipal, Adilson Schmitt, a Secretária de Saúde, Márcia Sganzerla, e o Presidente do conselho Administrativo do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Celso de Oliveira, assinaram o contrato de aluguel do espaço onde antes funcionava o Pronto Atendimento.

Assim, o Hospital cede o espaço para a Secretaria de Saúde por R$ 5 mil ao mês, e a Secretaria Municipal de Saúde monta no local toda a estrutura necessária ao funcionamento do PA.

Ou seja, o Pronto Atendimento Municipal agora é de total responsabilidade do município. Apenas será mantido aonde já vinha funcionando antes da liminar, mas agora sem qualquer ligação com o Hospital, que atuará de forma totalmente independente, inclusive com Pronto Atendimento próprio para convênios particulares de saúde.

No Pronto Atendimento Municipal serão atendidos somente os cidadãos gasparenses. As pessoas de outros municípios, como  Ilhota e Luis Alves, que procuravam atendimento em Gaspar terão de se dirigir a sua regional para receber atendimento médico.

As instalações do PA contarão com salas de recepção, banheiros, esterilização, lavabo, emergência, posto de enfermagem, sala de observação, gesso, raio x, pequenas cirurgias e suturas, pediatria, descanso, rouparia, consultório clínico geral, ultrasom, copa, entre outras.

A equipe da Secretaria de planejamento e Desenvolvimento está trabalhando no projeto de reforma, em acordo com as normas da Vigilância Sanitária Estadual, que ainda terá de avaliar e aprovar o projeto para que então iniciem os reparos necessários. Após entregue à Vigilância, o projeto tem um prazo de 60 dias para ser avaliado.

Enquanto isso, a população continua sendo atendida na Unidade de Saúde do Centro, das 7h às 24 horas, de segunda-feira a sábado, mesmos dias e horários que deverá funcionar o PA quando for para as novas instalações.