Gaspar pode conquistar R$ 2 milhões do BID
Na busca por melhorias, recursos e planejamento estratégico para o crescimento ordenado e consciente de Gaspar, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento do Município, Maurílio Schmitt, está em São Luis, no Maranhão, desde ontem (07/05) participando do 7º Encontro de Coordenação do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM), cujos recursos são destinados à modernização e ao fortalecimento das administrações municipais.
No Encontro estão sendo tratados temas relacionados com o desenvolvimento estratégico dos projetos do PNAFM. Durante o evento, especialistas em gestão e finanças públicas vão tratar de temas relacionados à execução do PNAFM. De acordo com o Secretário Maurílio, "é importante participar desses encontros pela troca de experiência que propiciam entre as equipes de coordenação, além da avaliação que fazem do andamento da implantação dos projetos, a análise e o debate acerca das dificuldades de sua execução, e por apresentar também as principais soluções técnicas a serem implantadas pelos municípios".
O objetivo geral do PNAFM é apoiar o Governo Brasileiro na busca da estabilidade macroeconômica por meio do equilíbrio fiscal auto-sustentável, fundamentado em uma política transparente e eficiente na gestão da receita e do gasto público municipal. Os objetivos específicos do Programa são: melhorar a eficiência administrativa, racionalizar e dar transparência à gestão da receita e ao gasto público municipal, bem como melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão e são e ao contribuinte. Os gestores são o Ministério da Fazenda, por meio da Unidade de Coordenação de Programas, e a Caixa Econômica Federal, que além de agente financeira é também co-executora responsável pela condução do processo de contratação do empréstimo, acompanhamento da execução do projeto e orientação técnica aos municípios.
Os recursos do PNAFM são originários do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), destinados aos municípios brasileiros. Gaspar pode conseguir até R$ 2 milhões em financiamento através do Programa. Nos próximos dias, o município vai receber a visita de um coordenador do Ministério da Fazenda, Flávio Vieira Talasca, para finalizar os trâmites do Programa.