Vinda da Altona dependerá dos vereadores
VINDA DA ALTONA DEPENDERÁ DOS VEREADORES
Gaspar recebeu na última sexta-feira, 18/05, a visita da equipe de engenheiros da Electro Aço Altona que veio ao município conhecer o Distrito Industrial que serviria à instalação do novo parque fabril da empresa. Os engenheiros analisaram a estrutura do local para saber se a área é adequada às necessidades da Altona e também conheceram a empresa Ceramfix que já está instalada no Distrito.
Segundo as informações do Secretário de Planejamento e Desenvolvimento, os engenheiros da Altona ficaram satisfeitos com a extensão do terreno. Um dos principais fatores positivos para a empresa é o pequeno número de residências na localidade, a topografia do terreno e a posição do Distrito em relação à possibilidade de escoamento da produção pelas rodovias Ivo Silveira, Jorge Lacerda, BR 470, BR 101, rio Itajaí-Açú, Portos de Navegantes e Itajaí e Aeroportos de Joinville, Navegantes e Florianópolis. Sem contar a proximidade com as cidades de Ilhota, Brusque e Itajaí.
Gaspar deve receber ainda nos próximos dias a visita do Diretor Presidente da Electro Aço Altona e também Presidente da FIESC, o Engenheiro Alcantaro Correa, que deve percorrer em Gaspar o mesmo trajeto dos engenheiros da empresa, além de efetuar um vôo de helicóptero fretado pela Prefeitura Municipal, para que o Diretor possa ter um conhecimento amplo acerca do potencial do município e seu preparo estrutural para receber a unidade fabril da Altona.
O proprietário da área que servirá à Electro Aço Altona já se comprometeu em ceder a área necessária à emrpesa, de 800 mil metros quadrados, com a ressalva de que mil metros quadrados devem ser preservados para abrigar o museu do imigrante, a ser implantado na casa do Sr. Flores, vereador de Gaspar em Blumenau na época da emancipação de Gaspar.
A emenda 39/2007, que anula e suplementa verbas, entregue à Câmara Municipal de Vereadores de Gaspar destina-se à prover recursos ao município para que possa arcar com as despesas iniciais de implantação do Distrito Industrial, como a desapropriação de áreas, elaboração de projetos, implantação de vias, ligação de água, entre outros, que beneficiará e agilizará inclusive a implantação da Altona em Gaspar. O Projeto de Lei foi enviado à Câmara pelo Poder Executivo em regime de urgência. Mas os vereadores descaracterizaram a urgência do Projeto e não tem previsão para votarem a emenda que gera os incentivos.
Além de suporte às empresas, as verbas servirão para a aquisição do terreno para a construção da quadra de esportes da Escola Zenaide Schmitt Costa, no Santa Terezinha, de uma praça nas proximidades da rua Barão do Rio Branco e Frei Godofredo, de um CDI em frente ao Colégio Frei Godofredo, entre outros.
Distrito Industrial
Com a aprovação do Plano Diretor do Município de Gaspar em outubro de 2006, e atendendo as exigências do Estatuto das Cidades, Gaspar reservou no seu perímetro, uma área de 2500 hectares entre os bairros Poço Grande, Bateias e Barracão para implantação do Distrito Industrial. A área foi definida para receber o Distrito pela logística de transporte, pela topografia e qualidade do solo e pela proximidade com as demais cidades.
Para alicerçar a implantação de empresas na área, a Administração Municipal elaborará um Plano Diretor específico para o Distrito Industrial que contemplará sistema viário, uso do solo, empresas por atividade e tamanho, entre outros. Para definir essas diretrizes serão procurados os proprietários dos terrenos na localidade para, além de esclarecer o uso da área, propor parcerias com as futuras empresas a se instalar.