Festinver 2019 revive tradição e traz novidades
O inverno chegou e com ele uma das festas mais tradicionais de Gaspar, o Festinver. O evento já está na sua 24ª edição e conta com música, eventos culturais e reforçando a importância da leitura. O Festinver 2019 é uma das festividades paralelas a ExpoGaspar, mas tem duração prolongada: começa no dia 2 de julho e termina no dia 9 de agosto.
A edição de 2018 acumulou diversos frutos positivos e aumentou as expectativas para o evento deste ano. Neida Beduschi, diretoria da Cultura e principal organizadora da Festinver, comenta que todos os anos o festival gera surpresas. “A repercussão do Festinver nunca é linear, ela sempre está em progresso. Ano passado as expectativas forma superadas e neste ano a tendência é que o festival tenha ainda mais engajamento. O Festinver já se solidificou em Gaspar, e por conta disso, o público nos recebe sempre de forma calorosa”, explica.
Os locais foram escolhidos para facilitar a locomoção do gasparense e das pessoas que se apresentarem. Envolvendo uma programação diversificada e que abrange diversos gostos e atinge público de todas as idades, as atrações presentes no Festinver já acontecem no município há vários anos. Como é o caso do 33º Festival de Bandas e Fanfarras que é apoiado pela Diretoria de Cultura, ou o Festival Escolar de Canção, que reúne diversas escolas do município em um show de apresentações e está em sua 28º edição.
A programação de 2019 inicia com o Recital de Inverno, que promove uma noite em que a poesia estará no ar de Gaspar, e vai até a promissora Biblioteca Viva que tem como objetivo manter a biblioteca atuante na comunidade para que os gasparenses deixem de ver o espaço como um depósito de livros, e sim como um espaço com história e muita cultura a ser explorada.
Confira abaixo a programação completa do evento e decida qual se encaixa mais em seu estilo:
2 de julho, terça-feira – 19h30
Abertura do 24º Festinver – Recital de Inverno, no Auditório do Ditran.
10 e 11 de julho, quarta e quinta-feira – 19h.
28º Festival Escolar de Canção, no Salão Cristo Rei.
13 de julho, sábado.
33º Festival de Bandas e Fanfarras, no Ginásio Prefeito João dos Santos.
15 de julho, segunda-feira – 20h.
Concerto de Inverno, na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.
31 de julho a 9 de agosto
Biblioteca Viva – atividades para promoção de leitura, na Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin.