Dia de combate à mortalidade materna concentra atividades no PSF Figueira
DIA DE COMBATE À MORTALIDADE MATERNA CONCENTRA ATIVIDADES NO PSF FIGUEIRA
Em função do Dia Nacional de Combate à Mortalidade Materna, lembrado no dia 28 de maio, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Gaspar estará desenvolvendo uma série de atividades na Unidade de Saúde do bairro Figueira.
Durante todos os dias as mulheres, gestantes ou não, receberão orientações quanto aos cuidados do pré-natal e a importância de realizá-lo, tanto para mãe quanto para o bebê. A Secretaria também aproveitará o dia para conscientizar sobre as doenças sexualmente transmissíveis e doenças recorrentes na gravidez e período de restabelecimento da gestante após dar à luz (puerpério).
A mortalidade materna é definida como o óbito de uma mulher durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração da gravidez, devido a qualquer causa relacionada ou agravada pela condição gestacional ou ainda por medidas relativas a esta.
Meio milhão de mulheres grávidas morrem, a cada ano, em todo o mundo. No ranking mundial, o Brasil ocupa a 65ª posição com 140 mortes maternas por 100.000 nascidos vivos. A interrupção da gravidez constitui a quinta maior causa de internações na rede pública de saúde e estudos revelam que o aborto é a terceira causa de morte materna no país.