COMDEL discute projetos e ações voltados ao Desenvolvimento Econômico

 

 

 

   Na última quarta-feira, dia 26, aconteceu a quarta reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento Socioeconômico de Gaspar, o COMDEL. Este foi o primeiro encontro após o Seminário de Desenvolvimento Econômico, que ocorreu em maio. O encontro contou com uma pauta repleta de projetos e ações voltados ao Desenvolvimento Econômico da cidade. O intuito é alcançar os objetivos propostos para 2038, sendo o foco inicial tornar Gaspar reconhecida como Capital da Moda Infantil.

   Na pauta deliberativa, a subseção da OAB da cidade trouxe como demanda a necessidade de fomentar projetos ligados a inovação, especialmente startups através do Gaspar Pro, programa que trata da qualificação de mão de obra.  Já o Fórum das Entidades trouxe encaminhamentos para instalação do Observatório Social, previsto para acontecer até o final de 2019. Outras pautas discutidas ainda foram feedback sobre o Seminário de Desenvolvimento Econômico e divulgação das ações do Conselho junto a comunidade.

   Por fim, o consultor da FASCISC Clovis Consoli, anunciou que Gaspar foi escolhida para sediar o V Fórum do DEL. A cidade receberá integrantes de todas as cidades que utilizam a metodologia no Brasil e também no exterior, para discutir boas práticas na área. O evento acontece em setembro, em breve a programação completa estará disponível em breve. 

 

   Participam do COMDEL representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Planejamento Territorial,  Secretaria de Agricultura e Aquicultura, Polícia Civil, Polícia Militar, Rotary Clube de Gaspar, Lions Clube de Gaspar, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Conferência Vicentina, IFSC, Uniasselvi, Associação de Moradores do bairro Macuco, Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, Ação e Fraternidade Gasparense, Fórum das Entidades, Sindilojas, CDL, ACIG, Sintex, Sescon, OAB, Ampe, SIMMMEB, Sitrug e Aquipar. 

 

Programa de Desenvolvimento Econômico Local

   O Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), visa mensurar o potencial econômico do município. Implementado no município em 2018, o programa também tem como objetivo instituir um modelo de gestão capaz de contribuir para a economia local, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável.

   Além disso, o DEL ainda visa criar um clima propício para o crescimento da economia local e atrair novos investidores, interagindo com o setor produtivo, diversificando a economia e possibilitando a sustentabilidade do município e, em segunda instância, a região.