Gaspar pode sediar mais uma empresa de fios
Na segunda-feira, 11 de junho, o Prefeito de Gaspar, Adilson Luis Schmitt, e o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Maurílio Schmitt, estiveram visitando a empresa Fios Blumenau, em companhia do Diretor Presidente, Paulo Censi, e do Gestor Geral, César Lima, para conhecer o ramo de atuação da empresa e analisar as possibilidades de sua instalação no município de Gaspar.
Atualmente sediada em Blumenau, a empresa pretende ampliar sua área de atuação. Em Gaspar, tem interesse de adquirir um imóvel com aproximadamente 10 mil metros quadrados de área, para alocar as novas máquinas e os funcionários gasparenses que já atuam na empresa.
A Fios Blumenau trabalha com a reciclagem e aproveitamento econômico dos resíduos de malha produzidas pelas empresas da região. A empresa recolhe os resíduos, separa o material por cores e o transforma novamente em fios para serem utilizados na confecção de peças artesanais. "Uma das questões que nos chamou a atenção é o trabalho social envolvido em todo o processo. Na separação dos resíduos por cor, a empresa de fios emprega famílias der baixa renda, que no final do processo também é a responsável pela utilização dos fios nas peças artesanais", declara o Prefeito Adilson Schmitt.
"É uma atividade que não polue por não haver tingimento nem beneficiamento do fio produzido. E a empresa nos procurou para saber se o município teria interesse em sediá-la, até porque muitos dos seus colaboradores residem em Gaspar. Isso também permitirá a inclusão de mais famílias neste processo", acrescenta o Secretário Maurílio Schmitt.
Nesta semana, os empresários da Fios Blumenau participarão da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, que acontece na quinta-feira, às 17h15, no Auditório da Ditran, anexo à Prefeitura Municipal de Gaspar, para apresentar a empresa e seus produtos, e o projeto de ampliação. Além de verificar a possibilidade de alguns incentivos fiscais, como a isenção do IPTU e alvará por 10 anos. "O Conselho poderá fazer sua análise e deliberar sobre o tema. Mais uma vez, Gaspar só tem a ganhar", reforça Maurílio Schmitt.