Educação participa de Fórum Nacional e Discute Plano de Educação

Inicia hoje em São Luis, no Maranhão, o 11º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que este ano irá discutir o tema: "Novos tempos na educação básica". O Congresso pretende dar uma significativa contribuição ao processo de luta por uma educação pública de qualidade para todos, a exemplo do que aconteceu no Fórum Ordinário Estadual, na cidade de Caçador, em abril.

Promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina – Undime, da qual todo Secretário Municipal de Educação é membro nato, o Fórum Nacional, que acontece a cada dois anos, amplia a discussão acerca da educação e promove debates acerca das práticas educacionais.

Participando pela primeira vez do encontro, a Secretária de Educação de Gaspar, ELke Moser, e a Diretora Geral Administrativa da Secretaria, Thaísa Quadros, acreditam que a troca de experiências com os mais de 5.500 secretários municipais que também  integram a Undime trará para Gaspar um novo olhar sobre o cenário educacional, novas práticas e diretrizes ao ensino municipal.

De acordo com os organizadores, a novidade deste Fórum é a organização de salas de atendimento institucional para aproximar os Dirigentes Municipais de Educação de programas, projetos e ações do governo federal, informando e esclarecendo dúvidas.

As palestras, os debates e as rodas de conversa buscam promover a reflexão sobre os temas mais desafiadores para os Dirigentes nesses novos tempos na educação básica: Fundeb e financiamento da educação básica, educação infantil, alfabetização, ensino fundamental de 9 anos, articulação com a sociedade civil, educação inclusiva, análise de resultados de avaliações externas e principalmente aprendizagem e o sucesso escolar.

Em pauta estará também o Plano de Desenvolvimento da Educação, que Gaspar começou a elaborar este ano com a coordenação do Conselho Municipal de Educação e a participação de toda a sociedade civil e organizada. Outro tema a ser debatido, entre tantos, será "O currículo, a aprendizagem e o ensino fundamental de 9 anos".

No encerramento do encontro, dia 16 de junho, a  plenária aprovará a Carta do Fórum que reunirá as demandas e as propostas da educação pública municipal a ser encaminhada à Presidência da República e ao Ministério da Educação.