Farmácias das unidades de saúde recebem melhorias

 

 

 

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde e da Assistência Farmacêutica, adquiriu novas estantes para o armazenamento de medicamentos nas unidades de saúde do município. Os novos equipamentos devem auxiliar na organização e facilitar o atendimento aos usuários do sistema. As estantes foram entregues no mês de junho.

De acordo com a diretora geral de Assistência Farmacêutica, Jeanne Alessandra Santana, as novas estantes trazem como benefício a conservação racional e segura, aprimorando as boas práticas para armazenamento de medicamentos, além de padronizar e melhorar este armazenamento. Ela também explica que com os novos armários, fica mais fácil para a unidade de saúde visualizar e realizar a contagem dos remédios que têm em estoque, agilizando ainda mais o processo garantindo ainda mais segurançã.

Foram adquiridas 43 prateleiras e as unidades beneficiadas foram: Bela vista, Jardim Primavera, Figueira, Gaspar Grande, Gasparinho Quadro, Barracão, Gaspar Alto, Poço Grande, Sete de Setembro, Centro, Lagoa, Margem Esquerda II, Belchior e Coloninha.

Estruturação da Farmácia

A compra das novas prateleiras para armazenamento de medicamentos faz parte de um processo de melhorias na Assistência Farmacêutica. As ações para uma melhor estruturação do serviço vêm sendo colocadas em práticas desde maio de 2018. A primeira parte do procedimento foi o ajuste no estoque de medicamentos, minimizando as faltas dos medicamentos padronizados de responsabilidade municipal nas unidades de saúde. 

O segundo passo constituiu na capacitação contínua dos profissionais das unidades de saúde. Para isso, foram elaborados e distribuídos materiais de apoio, como caixas personalizadas de descarpak para pacientes insulinodependentes, cartões de monitoramento de glicemia e pressão arterial, planilhas para ajudar os pacientes a tomarem os medicamentos corretamente e folders de material informativo.
Além disso, foi elaborada uma apostila para utilização correta do sistema referente ao controle de estoque, consumo mensal, pedidos e dispensação dos medicamentos, minimizando assim a falta de controle e estoque nas unidades.