Gaspar é o segundo município do vale com maior número de usuários de drogas
Os acordes harmônicos da Orquestra Salmos deram o tom da noite de ontem (18/06), na abertura oficial da 1ª Semana de Bem Com a Vida, promovida pelo Conselho Municipal de Entorpecentes em parceria com a Prefeitura Municipal de Gaspar e demais órgãos, poderes e entidades da sociedade civil organizada.
O som suave das vozes do Coral demonstraram, através da sonoridade, a temática da Semana que pretende unir a comunidade em prol de um objetivo comum que é a vida dos jovens gasparenses livre da intromissão de qualquer tóxico que possa comprometer suas vidas. A Benção do Pastor Oséias Morlo, da igreja Assembléia de Deus, uma das instituições religiosas engajadas no evento, resumiu bem esse objetivo: "ensina um menino hoje para não corrigir um adulto amanhã".
Afirmação com a qual concordou a Doutora Juíza Ana Paula Amaro da Silveira, que levantou alguns dados: "Das cidades do Médio Vale, Gaspar é o município com mais indício de drogas e crimes relacionados ao uso de entorpecentes, depois de Blumenau. E 100% dos adolescentes infratores são usuários de entorpecentes. Mas quando a prevenção, junto com a educação, se fortalece, as conquistas obtidas no combate para diminuir essa realidade são maiores inclusive na família e na comunidade. Essa semana propõe que se pare para pensar e se tire conclusões positivas para o atendimento às crianças, jovens e adolescentes".
Índices alarmantes também foram apresentados pelo Presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes, Jairo Brincas. Segundo as informações trazidas por ele, no 5º Levantamento Nacional de Uso de Drogas, o álcool é o primeiro vício adquirido por um adolescente, que começa a consumi-lo aos 12 anos de idade. Em segundo estão o cigarro, a cola, as anfetaminas, o crack, inseridos na vida dos jovens a partir dos 13 anos. Aos 14 é que começam a ser consumidos a maconha e a cocaína.
"Florianópolis é a cidade em que mais se consome drogas no Brasil. A vizinha Blumenau possui 5 mil usuários de entorpecentes. Por isso as políticas públicas municipais são tão importantes. Fundamentadas na educação e na família, primeira escola de amor do ser humano, são preponderantes para revertermos este quadro. Mas falação sem ação fica sem solução. Espero que isso não aconteça aqui, e sim que a intenção da semente gere bons frutos", ressaltou Brincas.
Para o Presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar, Celso de Oliveira, é justamente a família uma das maiores culpadas pelas drogas terem um índice de aceitação tão elevado entre os jovens. "A família deixou de ser valorizada, perdeu seus elos, quando deveria ser a base de formação do ser humano", argumentou.
Já o Presidente do COMAD, Ernesto Hostin, alega que foi justamente por uma questão de família que decidiu assumir a presidência do Conselho. "O que falta é comprometimento. Nessa semana, o objetivo principal é sensibilizar toda a comunidade gasparense. Temos que juntos fazer o combate às drogas. Toda a comunidade está convocada a combater a droga no município. Até porque é ela, depois dessa Semana, que vai nos auxiliar no nosso trabalho, pois é a comunidade quem melhor sabe quais são suas necessidades. Somente com a sociedade unida podemos partir para uma ação efetiva", convocou.
A Secretária de Saúde, Márcia Sganzerla, que representava o Prefeito Municipal, Adilson Schmitt, na solenidade, finalizou a cerimônia com a mensagem do Poder Executivo Municipal: O jovem saudável e feliz aprende mais, gera melhores oportunidades de futuro para si e seus descendentes e tem a consciência mais plena de que um mundo limpo é de fato o lugar ideal para se viver. Sem utopias, damos continuidade a um trabalho e a oportunidade de que esse mundo comece a existir de fato.
A Semana de Bem Com a Vida segue nesta terça-feira, 19, com uma palestra no Salão Cristo Rei para os professores. Neste dia acontece também uma palestra com o policial Bonin, para os internos da Casa Terapêutica Monte das Oliveiras. Na quarta-feira (20), ocorrem diversas atividades nas escolas, que recebem a visita da equipe do Comad, que falará sobre a prevenção das drogas. O Centro de Atenção Psicosocial também estará divulgando algumas ações neste dia e a noite, a partir das 19 horas, centenas de pessoas são esperadas na Praça Getúlio Vargas, onde haverá apresentações teatrais e de karatê. Na quinta-feira (21) as ações continuam nas escolas e a equipe do Comad sairá em uma visita a todos os Centros Terapêuticos da cidade.
O encerramento da semana acontece na sexta-feira, 22, quando o I Encontro da Família pretende reunir cerca de cinco mil pessoas na Praça Getúlio Vargas. Ainda na sexta-feira, acontece uma exposição de cartazes, feitos pelos alunos para um Concurso promovido pelo Lions Clube. A premiação acontece na noite de sexta, após o culto ecumênico que também contará com a apresentação do Coral da Terceira idade, Amor e Esperança.