ERRATA – CAR é o novo sistema de atendimento em saúde de Gaspar

Após determinação Conselho de Administração do Hospital de fechar o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, incluindo seu Pronto Atendimento, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde do Município não mediram esforços na busca de uma solução para que os cidadãos pudessem dispor de atendimento médico.

Além de manter as Unidades de Saúde dos bairros funcionando, a Secretaria ampliou o atendimento da Unidade de Saúde do Centro, que atualmente atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 24h.

Agora o Poder Executivo e a Secretaria de Saúde reestruturaram o atendimento à saúde, conforme preconiza o Ministério da Saúde no Programa Humaniza SUS, e Gaspar passa a contar, com Centro de Acolhimento de Risco – CAR, que permanece funcionando na Unidade Central de Referência Médica (Posto de Saúde do Centro.

O CAR acolhe os pacientes que são atendidos pela equipe de enfermagem e médica do local. "Em caso de necessidade de transferência, o paciente é encaminhado para hospitais de referência da região sempre com um encaminhamento por escrito do médico que o atendeu no CAR. O médico, inclusive, mantém contato prévio via telefone com o hospital. Os pacientes sem encaminhamento médico são demanda espontânea, nem chegam a passar pelo CAR", destaca a Secretária de Saúde, Márcia Sganzerla.

À disposição, no CAR, estão profissionais de enfermagem (enfermeiros e auxiliares de enfermagem), médico clínico geral, médico pediatra e recepcionista. Para atender os usuários do SUS, a Prefeitura e Secretaria de Saúde ampliaram o número de vagas no estacionamento e adequam o local com rampas de acesso. O horário da ambulância também foi estendido para efetuar cobertura de 24h.

"A Saúde também é um compromisso nosso, um direito básico de cada cidadão. Não podíamos deixar a população sem atendimento, por isso nos empenhamos o máximo para fazer um trabalho excelente em benefício da saúde da população gasparense", finaliza o Prefeito de Gaspar, Adilson Schmitt.