Mulher é salva de ataque de cães por auxiliares de enfermagem do Bela Vista
Nem sempre o cachorro é o melhor amigo do homem. Na manhã de segunda-feira (18/06) Edite Gerner, de mais de 70 anos de idade, foi surpreendida pelo ataque inesperado dos seus próprios cães de estimação. O rottweiler e o pastor alemão partiram para cima de Edite após ela ter tropeçado e caído.
Ao ouvir os gritos de socorro da mulher, o Auxiliar de Enfermagem da Unidade de Saúde da Família do Bairro Bela Vista, Cláudio Silveira, correu em socorro de Edite, pulando o muro que protege a casa. As auxiliares de enfermagem Marli Bertelli, Solange da Silva e Odete Fistarol também prestaram ajuda e junto com Cláudio, lutaram contra os cães para tentar cessar a agressão. Após algum tempo de embate, os ‘quatro auxiliares fantásticos' conseguiram conter os cachorros, que estavam sem coleira, o que dificultou a ação, e prender os animais em um pequeno galpão da propriedade.
Só então os auxiliares conseguiram prestar socorre efetivo à Edite. "O estado dela ao final do ataque era lastimável, com um número assustador de mordidas por todas as partes do corpo. Tivemos de usar a criatividade e pegar panos secos que estavam estendidos no varal para protegerem os ferimentos do barro abundante no local", conta o auxiliar de enfermagem Cláudio Silveira.
A ambulância do Corpo de Bombeiros, cedida à Secretaria de Saúde, chegou em seguida e conduziu a senhora idosa ao Hospital Santo Antônio, em Blumenau. Edite foi acompanhada por duas heroínas do dia, Odete Fistarol e Marli Bertelli. Edite ainda está internada no Hospital Santo Antônio e passa bem.
Um ato de bravura por puro amor ao próximo. Assim o Médico da Unidade do Bela Vista, Antônio Augusto, descreveu a ação dos auxiliares de enfermagem. "Os quatro profissionais extrapolaram suas funções e com desprendimento enfrentaram os cães e se sujeitaram ao perigo. Fica o alerta à população para que tomem muito cuidado com seus cães, colocando neles coleiras que possam facilitar seu controle, em caso de necessidade e aos vereadores a sugestão de que façam um justo ato de reconhecimento à bravura destes servidores".
A mesma opinião do médico é compartilhada pela Secretária de Saúde, Márcia Sganzerla, que tem orgulho de contar na equipe de saúde do município com profissionais tão dedicados. "O ato destes servidores da saúde reforça a qualidade dos profissionais que os gasparenses tem nas unidades de saúde, profissionais estes que zelam pelo bem-estar de cada cidadão de Gaspar".
A Secretária chama também a atenção dos motoristas. Alguns, mesmo com a proximidade da ambulância dos bombeiros com a sirene ligada, não abriram espaço para a passagem da unidade de salvamento.