Empresário alemão quer investir em Gaspar
Na quinta-feira, 21 de junho, o Prefeito de Gaspar, Adilson Luis Schmitt, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Maurílio Schmitt, e o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Andrione Marquetti, receberam a visita inesperada de um empresário alemão que, em visita à região, passou por Gaspar e viu no município o local apropriado para a instalação de uma unidade de sua empresa especializada em produtos químicos e metal.
Com sede na Alemanha, a empresa que atua também no Brasil, tem interesse de adquirir, em Gaspar, um imóvel de 5 a 10 mil metros quadrados. No encontro de ontem, o empresário Wolfgang Schöneborn pode conhecer a área destinada ao distrito industrial, receber orientações sobre os procedimentos de instalação de uma empresa no município e fazer uma primeira consulta aos órgãos ambientais, já que a empresa trabalha com produtos químicos.
O Secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Andrione Marquetti, conta que o empresário ficou bastante interessado nas áreas que o município tem a oferecer. Wolfgang aproveitou para consultar o Secretário sobre os incentivos que a cidade tem a oferecer a empresa. De acordo com Marquetti, as indústrias que pretendem se instalar no município não podem ser isentas de ISS, apenas de IPTU e alvará.
De posse das informações, o alemão preparou um relatório para ser enviado à sede na Alemanha. A ZWEZ CHEMIE é a terceira empresa a procurar pelo município nos últimos dois meses. Depois da Procwork, a empresa paulista Ink&Toner e a blumenauense Fios Blumenau já demonstraram seu interesse no município.
Na análise do Prefeito de Gaspar, Adilson Schmitt, esse interesse dos empresários no município se deve à boa localização da cidade em relação a pontos importantes para escoamento da produção e a disponibilidade de áreas para crescimento, expansão e ampliação. "Gaspar está com a faca e o queijo na mão. Temos a chance de gerar índices altos de crescimento ao município. Mas sem apoio das autoridades que também coordenam esse processo, podemos perder a oportunidade. O desenvolvimento é algo que depende da vontade de toda a sociedade", reforça.