Inicia conscientização de saneamento nas escolas

As biólogas Rosana Fey Probst e Simoni Pamplona e a oceanógrafa Fernanda Eberhardt iniciaram ontem (25/06) o Projeto Piloto de Educação Ambiental/Sanitária. O Projeto faz parte da Política de Saneamento Básico do município de Gaspar, que tramita na Câmara de Vereadores e na tarde de hoje  (26/06) vai à votação na sessão das 18 horas.

A primeira escola contemplada com o Piloto foi a Vitório Anacleto Cardoso, no Porto Arraial. No mês de julho será a vez das escolas Professora Angélica de Souza Costa, no Bairro Sertão Verde e a Olímpio Moretto, no Gaspar Grande, receberem a visita da equipe. Em agosto o Projeto Piloto de Educação Ambiental/Sanitária atenderá as escolas Professor Honório Miranda, no Centro, Arnoldo A. Zimmermann, no Bela Vista, e Ivo D'aquino, no Coloninha.

O projeto é desenvolvido durante dois dias. No primeiro é realizada uma palestra sobre o que consiste o Saneamento Básico e no segundo é feita uma saída a campo, onde são visitadas a Estação de Tratamento de Água do Centro de Gaspar (ETA 1), a Estação de Tratamento de Esgoto de Blumenau (ETE) e o Aterro Sanitário da RECICLE em Brusque.

"Nosso intuito com este projeto piloto consiste em observar a receptividade dos alunos sobre esse tema, para que no ano que vem possamos desenvolver o projeto em todas as escolas das redes municipais, estaduais e particulares do município de Gaspar. Desta maneira, esperamos que os alunos que participaram do projeto, sejam multiplicadores de conhecimento, informando amigos e parentes sobre o que é o Saneamento Básico e a importância de uma consciência ambiental", finaliza a oceanógrafa Fernanda Eberhardt.

Gaspar é o primeiro município de Santa Catarina a desenvolver uma Política de Saneamento em cumprimento à Lei Federal, com o auxílio da AMMVI e da FECAM.