Gaspar terá abrigo e atendimento especial para ‘frio intenso’

   A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social, inicia hoje, dia 3, uma operação para o “Frio Intenso”. O inverno chegou e com ele as baixas temperaturas. O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Maria Hendricks, no Bairro Sete de Setembro servirá de abrigo temporário até dia 8 de julho e equipes de acolhimento farão a abordgaem social de pessoas em situação de rua.  No Vale do Itajaí, a previsão divulgada pela Epagri/Ciram aponta queda brusca nos termômetros a partir desta quarta-feira, dia 3, podendo chegar a 3°C.

   O objetivo da ação é acolher pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente os que estão em situação de rua. O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Maria Hendricks, no Bairro Sete de Setembro servirá de abrigo temporário de 3 a 8 de julho. Equipes formadas por servidores da Assistência Social, Defesa Civil e voluntários estarão no local para providenciar alimentação. O local ficará aberto das 18h às 8h e disponibilizará camas, cobertores e local para banho. Equipes de abordagem trabalharão nas ruas para acolher pessoas que queiram ser encaminhadas ao abrigo.

   De acordo com o Superintendente de Defesa Civil, Evandro de Mello do Amaral, a principal preocupação é garantir conforto nos dias com baixas temperaturas. “A Defesa Civil está preocupada com pessoas em situação vulnerabilidade, considerando a previsão do tempo para os próximos dias. Por isso, juntou esforços com a Secretaria de Assistência Social para iniciar a ação e proporcionar mais conforto e segurança nestes dias frios”, explica.

   O Secretário de Assistência Social, Santiago Martin Navia, ressalta que está tudo pronto para atender a população necessitada. “Adquirimos travesseiros, temos colchões e cobertores, está tudo pronto para atender quem precisa. Estamos seguindo recomendações da Assistência Social do Estado e tendo o apoio de toda a Administração Municipal para promover esta ação humanitária tão importante neste momento”, destaca.

   A Prefeitura de Gaspar ainda ressalta que a ajuda da população é essencial no processo. Ao localizar uma pessoa em situação de vulnerabilidade, entre em contato pelo telefone 199 para que a equipe de abordagem possa atuar e encaminhar ao abrigo.

 

Frio Intenso

   A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu na última terça-feira, dia 2, uma nota oficial com orientações e previsão de declínio acentuado de temperatura a partir da tarde de quarta-feira (03) e frio intenso no período entre quinta-feira (04) e domingo (07). Há condições para formação de geada e gelo na pista em diversas regiões, devido a entrada e atuação de uma massa de ar polar.

   A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil recomenda atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.