Prefeitura entrega projeto do CEFET ao Ministério da Educação
Prefeitura entrega projeto do CEFET ao Ministério da Educação
Depois de receber, em Brasília, a confirmação de que Gaspar seria uma das cidades pólo a ser contemplada com uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica, atual Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFET), no dia 24 de abril, a Diretora de Captação de Recursos da Prefeitura Municipal de Gaspar, Marise Teresinha Heinig, esteve na Capital Federal em maio para, junto com os representantes dos outros 149 municípios do Brasil que sediarão uma unidade IFET, receber orientações para o preenchimento do Formulário para Apresentação da Proposta para o Apoio ao Plano de Expansão Fase II da Rede Federal de Educação Tecnológica.
O prazo para entrega do formulário eletronicamente encerrou no dia 02 de julho e foi rigorosamente cumprido pela Prefeitura Municipal, que já enviou na quarta-feira ao Ministério da Educação, inclusive todo o Formulário impresso com os anexos comprovando as contrapartidas exigidas pelo MEC.
Consta na proposta todos os dados cadastrais do município e seus parceiros, o descritivo das contrapartidas obrigatórias e complementares, dados habitacionais, educacionais, de saúde, entre outros.
Como contrapartida obrigatória, o município doou um terreno de 35 mil metros quadrados, cedido pela Associação dos Moradores do Bairro Bela Vista, e executou os serviços de sondagem do terreno, de levantamento planialtimétrico e licença ambiental. Como contrapartida complementar se comprometeu a executar no local a terraplanagem, o aterramento, implantar a tubulação para a drenagem pluvial, desviar o córrego do terreno e compactar o solo. A partir do momento em que o IFET começar a atender a população, o município também cederá um carro à unidade do Instituto em Gaspar, para facilitar o transporte dos alunos.
Além da Prefeitura, a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI, e a Associação Comercial e Industrial de Gaspar – ACIG, também contribuíram com contrapartida complementar, doando alguns computadores e parte do mobiliário.
Em setembro o Ministério divulgará os resultados do ranking que determinará o período e o ano em que cada IFET será construído, se em 2008, 2009 ou 2010. Toda a tramitação legal para a implantação do Instituto Federal de Educação Tecnológica correrá sob a responsabilidade do Governo Federal e será intermediada pela coordenação do IFET em Santa Catarina, unidade do IFET do continente, em Florianópolis.