Mário Pederneiras estimula aprendizagem fora da sala de aula

Mário Pederneiras estimula aprendizagem fora da sala de aula

 

Para conhecer o mundo externo, além das carteiras da sala de aula é que a Escola de Educação Básica Mário Pederneiras proporciona aos alunos vivências extracurriculares.

Na última semana, os alunos da 2ª série, desenvolvendo o aprendizado sobre os alimentos, sob a orientação da professora Claudete Nagel, com o apoio da merendeira escolar, Marli, fizeram uma visita à Feira Livre Municipal e a alguns supermercados do Centro de Gaspar.

A visita não só ampliou o conhecimento dos alunos acerca das frutas, verduras e produtos alimentares industrializados, como proporcionou aos estudantes novas experiências. Por exemplo, para chegar ao seu destino no centro do município, os alunos utilizaram o transporte coletivo municipal, podendo conhecer o itinerário do ônibus desde a escola. Os alunos embarcaram no coletivo em frente à escola com destino ao terminal urbano e lá trocaram de ônibus para atingir seu destino final.

"As crianças experimentaram as frutas menos conhecidas como o melão e o kiwi, fizeram um piquenique e aproveitaram para levar para casa além de frutas, algumas mudas de berinjela para plantar na horta da escola", conta a professora Claudete Nagel.

Oportunidade semelhante tiveram os alunos da 3ª e 4ª série da Mário Pederneiras. Também utilizando o sistema de transporte coletivo municipal, os alunos foram conhecer a agência dos correios, com sede no Centro de Gaspar. O objetivo era conhecer as instalações e enviar cartas escritas por eles em sala para os Prefeitos de vários municípios catarinenses. As crianças agora aguardam ansiosas pela resposta. "O conteúdo das cartas será trabalhado em sala de aula e posteriormente a escola organizará uma exposição com todo o material enviado pelos municípios", explica a professora Roseli Felisky.

Orgulhosa por poder gerar novas oportunidades aos alunos, a Diretora da Escola Mário Pederneiras, Andréia S. Z. Nagel avaliou como positiva ambas as atividades. "Além de divertidos, os passeios foram muito ricos para a aprendizagem das turmas. Outras saídas a campo estão programadas para este ano, para podermos continuar gerando novas formas de aprendizagem", conclui.