Defesa Civil de Gaspar analisa in loco situação da Barragem Norte, em José Boiteux

 

Defesa Civil de Gaspar analisa in loco situação da Barragem Norte, em José Boiteux

Para entender a estrutura do município e as soluções encontradas pela Prefeitura Municipal de José Boiteux, o Diretor da Defesa Civil de Gaspar, Vilmar Tompson, o Babá, esteve visitando a cidade a convite do Secretário de Agricultura e também Diretor da Defesa Civil de José Boiteux, Josnei Cássio da Cunha, conhecendo o município e principalmente a barragem que foi construída em 1992 e se tornou atrativo turístico da cidade.

Segundo o Diretor da Defesa Civil de Gaspar, a visita à barragem foi o ponto alto da visita. De acordo com ele, a comporta danificada na manifestação dos índios gerou uma situação de alerta para os municípios do Vale do Itajaí que geralmente sofrem com enchentes. "Este ano, a água atingiu um nível aproximado de 20m e a barragem passou por um risco de não conseguir conter a vazão. Há falta de segurança e precisamos estar atentos".

Para Tompson, conhecer pessoalmente a situação real que a Barragem Norte em José Boiteux enfrenta é uma maneira de o município se precaver de possíveis supresas ‘desagradáveis', ainda mais diante da iminência de chuvas.

O Diretor da Defesa Civil de José Boiteux, Josnei Cássio da Cunha, informa que o Governo do Estado já se comprometeu em refazer a barragem onde ela foi danificada. "É preciso estar apreensivo pela segurança da população, mas com tranqüilidade, pois a situação em breve será resolvida e ninguém deverá passar por transtornos", afirma.

Com uma população estimada de cinco mil habitantes, o município de José Boiteux, localizado no Alto Vale do Itajaí, na microrregião de Rio do Sul, é hoje um dos municípios expressivos de Santa Catarina. Nele está localizada a Barragem Norte, a maior do complexo de contenção de cheias da região, capaz de reduzir em até três metros o nível das cheias em Blumenau.

Com sua economia concentrada na produção agrícola de fumo, que garante o emprego de 70% da população econômicamente ativa, o município detém um grande número de estradas de chão. Para se ter uma idéia, o principal acesso ao município é pela SC – 421, a partir da rodovia BR – 470. Do acesso para o município vizinho de Ibiramasão mais 20 km até a entrada da cidade, que fica a 12 km da rodovia, por estrada de terra.