Rio terá fiscalização intensa a partir de agosto

Rio terá fiscalização intensa a partir de agosto

 

Para fiscalizar as barrancas do rio, prevenir a preservação da mata ciliar e controlar a extração de areia do Bairro Bela Vista até a divisa com o município de Ilhota, os Departamentos de Fiscalização e Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Gaspar firmaram uma parceria com o Corpo de Bombeiros de Gaspar. A entidade cedeu uma lancha e um motorista para que os Departamentos possam proceder ao trabalho navegando pelo rio.

Segundo informações do Fiscal Roberto Marcolino Graciano, a parceria precisou ser firmada porque não há como acessar as regiões a serem visitadas por via terrestre. O rio possui 22 km de extensão e 200 metros de largura.

A ação dos fiscais pelo rio será feita a partir de agosto, na intenção de verificar a legalidade das construções nas margens do rio e constatar os casos de construção irregular, evitar o desmatamento e a extração de areia irregular. "O trabalho será mais preventivo. Hoje são poucos os fragmentos de mata ciliar do município. Mas se não houver intervenção, a recuperação da vegetação é rápida. Para isso, temos que afastar algumas atividades das margens, como a criação de bovinos e cuidar da emissão de efluentes no rio", explica o Assessor de Meio Ambiente, Rodolfo Probst.

As pessoas que forem encontradas em situação irregular sofrerão as sanções previstas no Código de Obras e Postura do Município. Os que estiverem envolvidos com irregularidades em questões ambientais serão notificados e a comunicação é enviada ao Ministério Público, no caso da mineração, e notificados e encaminhados para licenciamento na FATMA, no caso de poluição.