Abrigo emergencial para o frio intenso é desativado nessa segunda-feira

 

 

 

Neste último final de semana, Gaspar e outras cidades de Santa Catarina registraram temperaturas baixas e muito frio. Para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social de Gaspar e da Defesa Civil, providenciou um abrigo temporário emergencial. Com as temperaturas voltando ao normal e por conta da instalação ser de caráter emergencial,o abrigo foi desativado nesta segunda-feira, 8.

As pessoas em situação de rua que desejam algum tipo de auxílio podem se encaminhar até a secretaria de Assistência Social onde receberão atendimento ou telefonar no 3397-1094, durante o horário de atendimento (das 8h às 12 e das 13h às 17h). Também foi desativado para questões relacionados ao frio o número 199, telefone emergencial da Defesa Civil, que volta a funcionar somente para urgências relativas a desastres e situações de risco.

Ao todo, foram cinco dias de trabalho. A Defesa Civil e a Assistência social se dividiram em duas equipes de trabalho. O secretário da Assistência Social, Santiago Martin Navia, destacou que de forma geral os números de atendimentos tiveram um saldo positivo. “Foram 49 abordagens, sendo que 12 pessoas foram acolhidas, quatro internadas em comunidades terapêuticas e uma voltou para seu lar”, salientou. A A Defesa Civil trabalhou com 2 viaturas de apoio, 14 voluntários e 3 servidores.

O abrigo funcionou no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Maria Hendricks e disponibilizou mantas, colchões, alimentação e locais para banho. Empresas e instituições da cidade, como a Interact Club, Rotary Club e a KNN Idiomas, também se solidarizaram ofereceram auxílio nos serviõs do abrigo.

O prefeito Kleber Wan-Dall destacou que a ação mostra mais uma vez a solidariedade do povo gasparense, agradeceu a todos os voluntários envolvidos e destacou que se necessário o abrigo atenderá novamente. “Sempre que necessário quando houver o alerta da Defesa Civil para o frio, o abrigo será reativado para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade”, destacou.