Gaspar pode sofrer redução no FPM por falta de dados estatísticos da população
Gaspar pode sofrer redução no FPM por falta de dados estatísticos da população
Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitca de Gaspar, (IBGE), fazem um alerta à população de Gaspar. Desde o primeiro semestre de 2007 os recenseadores estão realizando as visitas domiciliares para proceder a contagem da população de Gaspar. Os dados servirão de informação para atualizar o repasse feito ao município através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), repartido pelo Governo Federal com as cidades da federação de acordo com a quantidade de pessoas residentes no município.
A projeção do IBGE para Gaspar é de que o município detenha algo em torno de 54 mil habitantes, que geraria ao município um repasse de 2,2% de FPM. Até o dia 31 de julho, prazo em que se encerraria a contagem da população, o IBGE em Gaspar registrou uma população de 50,2 mil habitantes. Caso este número permaneça como oficial para o Instituto, Gaspar terá seu FPM reduzido para 2%. A perda dos 0,2% do Fundo, também causaria a diminuição de recursos destinados à infra-estrutura do município.
Segundo o Agente Censitário Municipal, Jackson Douglas Theiss, o levantamento da população de Gaspar não atinge a projeção do IBGE porque muitas pessoas se recusam a receber a o recenseadores para informar seus dados. No levantamento realizados até agora, o problema foi identificado em 90 residências. Outro dado alarmante que preocupa Jackson é o fato de os residentes de cerca de 686 casas não foram localizados. "Por isso fazemos um apelo à população que ainda não forneceu seus dados ao recenseador, que nos procure. Assim conseguiremos manter os índices do FPM em Gaspar. O aumento da verba permitirá o aumento dos investimentos realizados pela Prefeitura Municipal no município, o que somente beneficiará ainda mais a população que poderá ter a disposição novas obras como escolas e creches, por exemplo", reitera o Agente Municipal.
O prazo máximo para que os recenseadores consigam identificar o montante da população que falta é 15 de agosto. Quem ainda não recebeu a visita do recenseador pode procurar a sede do IBGE de Gaspar pelo telefone 3332 7808 para marcar uma entrevista ou até mesmo fornecer seus dados. "O que pedimos são dados básicos, o nome completo da pessoa, a data de nascimento e se morava em Gaspar no ano 2000. Em algumas residências os recenseadores deixam um comunicado de que estiveram no local e um recado para que as pessoas retornem o contato. Com isso obtivemos alguns êxitos, mas ainda falta muito para atingirmos o objetivo", reitera o Agente do IBGE, Jackson Theiss.
As pessoas que desejarem também podem se dirigir até a sede do IBGE de Gaspar, localizada na Rua Coronel Aristiliano Ramos, em cima da Farmácia Dermavale (onde antes funcionavam as Oficinas Culturais do Departamento de Cultura da Prefeitura, próximo à Sociedade Guarani).
O assunto foi levantado pelo Prefeito Municipal de Gaspar, Adilson Schmitt, durante a Assembléia Geral Ordinária Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) desta quinta-feira (01/08). "A maioria dos municípios está encontrando essa barreira e como todos dependem também desse recurso para garantir os direitos dos seus municípios, discutimos a questão para que não percamos esse apoio, a população se conscientiza, atenda os recenseadores e auxilie também o município na garantia de seus direitos", diz o Prefeito.