CDI Tereza Beduschi precisa ser evacuado
CDI Tereza Beduschi precisa ser evacuado
O Centro de Desenvolvimento Infantil Tereza Beduschi, no Bairro Barracão, precisa ser evacuado. A afirmação é do laudo do perito judicial que, já na primeira análise, confirma que existe, na construção do CDI, a possibilidade de que possa ocorrer algum fato psicológico nos professores e crianças quanto aos ruídos. Foram constatadas rachaduras na alvenaria das paredes junto a esquadrias e fissuramento na laje do teto. Quando iniciados os reparos da obra, não há a possibilidade dos professores e crianças estarem no local, diz o laudo.
O perito judicial foi nomeado pelo Poder Judiciário para realizar o levantamento técnico das causas das rachaduras e ruídos, bem como para quantificar os danos, após o município propor uma ação cautelar de antecipação de provas que possibilitará ao município cobrar os danos da empresa executora da obra.
O CDI Tereza Beduschi foi entregue em 2003 e a obra permanece dentro do prazo de garantia. "O município entrou com a ação cautelar após ter recebido, nas últimas semanas, reclamações da comunidade e dos professores de que havia rachaduras e ouvia-se barulhos nas dependências do CDI", explica o Procurador Geral do Município, Aurélio Marcos de Souza.
Segundo os fiscais da Prefeitura Municipal o problema na estrutura do Tereza Beduschi foram causados por problemas iniciais na fundação da obra e falta de compactação do solo.
O perito judicial iniciou os trabalhos de análise da construção em três de agosto. O laudo pericial definitivo deve ficar pronto dentro de 30 dias.
"O governo municipal já vinha tomando providências para locar um espaço físico para retirar as crianças do CDI no menor espaço de tempo possível. A preferência está sendo dada para um local que seja próximo ao CDI Tereza Beduschi, para evitar transtornos à comunidade", confirma o Procurador Aurélio.